Banner SESI

Workshop “Cérebro bem nutrido”: nutrição pode ser a chave contra ansiedade e depressão

Faça sua inscrição

10 de abril de 2024

Até 2030, a ansiedade e a depressão preveem ser as principais causas de incapacidade em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A preocupante tendência é reforçada por dados nacionais, onde 11% dos brasileiros receberam diagnóstico de ansiedade entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, conforme revela a Pesquisa Vigitel 2021, realizada pela Universidade Federal Fluminense.

> Rinoplastia: especialista comenta sobre as alterações no nariz a longo prazo

A pandemia de COVID-19 exacerbou esses números, resultando em um aumento global de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em 2020. Diante deste cenário desafiador, surge uma abordagem promissora: a nutrição como chave para reverter esse quadro.

A microbiota intestinal, composta por trilhões de microrganismos, desempenha um papel crucial na produção de neurotransmissores responsáveis por regular o humor e o bem-estar, como serotonina e dopamina. Estudos, incluindo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), indicam que um desequilíbrio na microbiota intestinal pode aumentar o risco de transtornos mentais em até 30%.

> Como funciona a terapia para crianças?

O Workshop “Cérebro bem nutrido”, marcado para os dias 25 e 26 de maio na Escola Chef Gourmet Fortal, propõe explorar estratégias inovadoras para a prevenção e reversão da ansiedade e da depressão por meio da nutrição. O evento contará com a presença das psicólogas Jacqueline Aragão e Andrea Almeida, da Vanessa Rabelo, terapeuta integrativa e do pesquisador norte-americano John McCready, fundador do projeto Reclaim Trilogy.

Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica conduzida pelo biochef, aprendendo receitas que promovem a saúde cerebral e emocional. Além disso, o programa abordará temas como o vínculo entre o cérebro e o intestino, estratégias para entender e reverter a depressão, mecanismos de controle da ansiedade, terapias integrativas e a importância de fazer do alimento o seu remédio.

“A OMS estima que a depressão será a principal causa de incapacidade no mundo até 2030. A má nutrição desempenha um papel significativo nesse cenário, com 2 bilhões de pessoas sofrendo de deficiências micronutrientes que afetam a saúde mental”, destaca Andréa Almeida.

A psicóloga pontua ainda que a nutrição é uma forte aliada nas diversas frentes que um tratamento para saúde mental exige. “A ansiedade e a depressão promovem fortes sintomas físicos, como palpitações, sensação de sufocamento, náuseas, fadiga. Assim como, fatores psíquicos influenciam na relação com a comida, gerando uma compulsão alimentar, ou o contrário, uma severa restrição. Então, aliar acompanhamento psicológico, com nutricional, atividades físicas e até mesmo medicamentos, é um esforço conjunto para a saúde física e mental”, declara Andréa.

O Workshop “Cérebro bem nutrido” oferece uma oportunidade única para profissionais de saúde, chefs, interessados em bem-estar e o público em geral se aprofundar nessa temática essencial para a saúde mental e emocional.

Programa do workshop

– O romance entre o cérebro e o intestino
– Comi até ficar triste -Entendendo a depressão e as formas de reverter a doença
– Tenho um buraco no estômago: Ansiedade e mecanismos para controle
– Terapias Integrativas para fluir melhor
– Fazendo do alimento o seu remédio: receitas para alimentar o cérebro

SERVIÇO

Workshop “Cérebro bem nutrido” – Criando estratégias para prevenção e reversão da ansiedade e depressão
Data: 25 e 26 de maio
Sábado: 9h – 12h / 13h – 17h
Domingo: 9h – 13h
Local: Escola Chef Gourmet Fortaleza
Av. Washington Soares, 855 – Guararapes

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8U94csSTdzNymz4Rm66zdzjrzL0jblviuCad-fWynLgq0pQ/viewform




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: