Passe Livre – SEGOV – PMF NOVEMBRO 2024

Você sabe identificar a compulsão alimentar?

Saiba quais os sinais que podem indicar algum tipo transtorno alimentar

25 de janeiro de 2023

A vontade de comer sem parar e em todas as horas pode indicar um transtorno de compulsão alimentar. Você sabe diferenciar compulsão alimentar de fome? É comum as pessoas confundirem os sintomas. De acordo com a nutricionista e docente do curso de Nutrição da Wyden, Joseane Almeida, existem fatores externos que podem desencadear a compulsão alimentar.

Compulsão alimentar

O transtorno de compulsão alimentar pode atingir qualquer pessoa e de diferentes faixas etárias. “Algumas causas que podem levar a compulsão alimentar são o estresse, os hábitos de vida não saudáveis e as questões genéticas”, explica a docente.

> Saiba mais sobre a importância do pré-natal odontológico

Ainda segundo a nutricionista, a compulsão alimentar não deve ser confundida com outros transtornos alimentares, como anorexia e bulimia. “Compulsão não é comer um pouquinho a mais no final do ano, compulsão alimentar é um quadro de transtorno alimentar, com alterações psicológicas recorrentes, ou seja, é algo que acontece com frequência. A pessoa consome grande quantidade de comida, mesmo sem sentir fome e, assim que termina de comer, começa a desenvolver um sentimento de culpa”, afirma.

A nutricionista alerta para alguns comportamentos e sintomas da compulsão alimentar. “Muitas vezes existe um alimento gatilho, que a pessoa acredita que ao consumi-lo já irá começar a comer descontroladamente”.

> Síndrome Pós-COVID: Como evitar a persistência de sintomas

Hábitos de comer muito rápido ou comer escondido de outras pessoas também podem ser sinais de compulsão alimentar. “Ao longo da vida, a pessoa vai desenvolvendo todos esses sintomas até chegar num ponto em que ela não consegue mais parar”, observa a nutricionista.

Sinais que podem indicar algum tipo transtorno alimentar:

Comer muito rápido
Comer até se sentir cheio e desconfortável
Comer grandes quantidades de alimento mesmo sem se sentir fisicamente com fome
Comer escondido
Comer sozinho por vergonha
Comer excessivamente e depois se sentir culpado e deprimido

Diante de qualquer desses sintomas, é imprescindível procurar por um profissional especializado para o diagnóstico, ou seja, o psicólogo e nutricionista.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: