A respiração correta, aquela na qual inalamos o ar pelo nariz, é indispensável no dia a dia. E os resultados desejados com o treino também se tornam positivos quando passamos a adotar a respiração nasal.
O tema é tão importante que a Academia Brasileira de Rinologia lançou a campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, na tentativa de conscientizar a população sobre os benefícios da respiração correta.
De acordo com a Academia Brasileira de Rinologia, o corpo realiza a respiração de forma involuntária. O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca e qualquer alteração nesse procedimento pode ser prejudicial à saúde.
Um dos principais fatores que dificultam a respiração pelo nariz é a obstrução nasal. Atletas que sofrem de rinite ou sinusite tem mais chances de sofrer com desidratação.
Isso porque as narinas são responsáveis por aquecer o ar e filtrar o oxigênio. Quem faz a respiração oral fica com a boca seca e precisa beber mais água para reestabelecer a umidade.
Outro ponto a ser redobrada a atenção são os exercícios de musculação. Nas academias é comum ver pessoas prendendo a respiração ao levantarem o peso. Isso é arriscado! Pois pode causar hipertensão arterial e lesão nos tímpanos. O certo é soltar o ar durante a contração muscular e em seguida prendê-lo.
Os que praticam esportes nas alturas, como esqui e alpinismo, devem utilizar umidificador e aumentar a hidratação. Nessas áreas o ar é mais rarefeito (e seco) e há aumento da frequência respiratória.
Cuidados simples podem fazer toda a diferença no desempenho do treino e, mais do que isso, preservar a sua saúde.