Segov – Outubro 2023

‘Virose da mosca’: saiba como identificar os sintomas e os cuidados para prevenir a doença

Saiba quando deve procurar uma UPA ou Posto de Saúde

31 de janeiro de 2024


Em casos de suspeita de infecção, intoxicação alimentar ou gastroenterite viral, a população pode procurar uma unidade de pronto atendimento mais próxima ou uma unidade de atenção primária (posto de saúde). Foto: Hiane Braun/ Casa Civil

Uma doença comum nessa época do ano é a gastroenterite viral, popularmente conhecida como “virose da mosca”. Isso ocorre porque os insetos tendem a se proliferar com maior rapidez em épocas chuvosas e/ou de altas temperaturas. Apenas nas primeiras duas semanas de 2024, foram contabilizados 2.712 atendimentos de gastroenterite nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob gestão da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

> Banco de Leite Humano do HGCC amplia atendimento para o setor ambulatorial

Entre os principais sintomas da doença estão diarreia, febre, falta de apetite, vômito e dores musculares. A principal causa da virose é a falta de higiene, conforme orienta o médico da UPA Praia do Futuro, Sandro Bandeira. “A mosca pousa no lixo e depois em água e alimentos limpos, causando a contaminação. Por isso, é importante lavar bem as mãos antes de comer ou preparar alimentos e após usar o banheiro ou trocar fraldas. também é necessário lavar bem frutas e verduras, manter os alimentos protegidos e o ambiente limpo, além de manter o lixo em recipientes fechados”.

> Uso de medicamentos conjugados pode provocar reações adversas

Apesar dos cuidados simples, a doença pode evoluir para um quadro mais grave, conforme alerta a coordenadora do serviço assistencial da UPA Conjunto Ceará, Erica Guerreiro. “A chamada ‘virose da mosca’ pode evoluir para um quadro de desidratação, especialmente em crianças e idosos, que costumam ter mais dificuldade para se hidratar adequadamente, podendo evoluir com quadros mais graves”, alerta.

UPA ou Posto de Saúde?

Em casos de suspeita de infecção, intoxicação alimentar ou gastroenterite viral, a população pode procurar uma unidade de pronto atendimento mais próxima ou uma unidade de atenção primária (posto de saúde).

A UPA é indicada para casos de urgência e emergência, por isso os sintomas de alarme são febre alta, vômitos constantes e dores fortes. “O paciente deve procurar a UPA em caso de sintomas mais exacerbados que necessitem de hidratação venosa ou dores fortes que não cederam à medicamento por via oral”, salienta Bianca Rohsner, coordenadora do serviço médico da UPA Conjunto Ceará. Já o posto de saúde atende os problemas de saúde mais comuns, sem gravidade.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: