Casos de gastroenterite viral, popularmente conhecida como “virose da mosca”, aumentaram vertiginosamente no estado do Ceará. Em Fortaleza, as emergências estão lotadas e a maior queixa dos pacientes são os sintomas de febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e dores pelo corpo.
As moscas são apontadas como suspeitas de causar a doença, pois neste período chuvoso elas se proliferam mais e trazem doenças virais e bacterianas. A recomendação é lavar bem as mãos, manter os alimentos higienizados e cobertos para evitar a contaminação.
Incentivar a autoestima na criança gera uma fase adulta mais segura
Como lidar com o excesso de tecnologia na vida das crianças
O que colocar na lancheira da criançada
Cuidado redobrado com as crianças
É preciso ter cuidado especial com as crianças, pois elas ainda não têm uma sistema imunológico tão resistente. Porém, vale ressaltar que, na maioria dos casos da virose, não é preciso internação. A pediatra, Dra. Isa Xavier, destaca que os principais sintomas da virose nas crianças são febre, diarreia, vômito e dor abdominal.
O tratamento é basicamente repouso, antitérmicos e hidratação oral. Dra. Isa destaca que as crianças que apresentarem mais de seis evacuações por dia, ocorrência de muito vômito, deve ser reidratar por via venosa.
Segundo a pediatra, alimentos com lactose devem ser evitados durante a virose, pois irrita o intestino e piora a diarreia.
Contaminação:
As infecções gastrointestinais podem ter origem bacteriana e viral. Elas podem ser transmitidas por meio de água contaminada, alimentos manipulados por pessoas que estejam com mãos sujas e contaminadas ou contato direto com o fezes de uma pessoa doente.
A principal diferença entre as gastroenterites causadas por vírus e por bactéria é a intensidade. Nas virais, os sintomas são mais brandos e geralmente desaparecem em até cinco dias, enquanto que nas gastroenterites causadas por bactérias, as febres são mais intensas e os episódios de diarreia acontecem com muita frequência ao longo do dia.
Confira os endereços das UPAs municipais:
– UPA Dr. Eduíno França Barreira (Regional I): Avenida Presidente Castelo Branco s/n – Cristo Redentor.
– UPA Dr. Haroldo Juaçaba, (Regional IV): Rua Betel s/n – Serrinha.
– UPA Dr. Fábio Landim (Regional VI): Avenida Castelo de Castro s/n ou Avenida Contorno Sul s/n – Jangurussu.
– UPA Juraci Magalhães (Regional V): Rua Sargento João Pinheiro com a Rua João Gentil s/n – Bom Jardim
– UPA Dr. Fernando Guanabara (Regional I): Avenida G, nº 9 – Vila Velha.