Banner SESI 2024

Constipação e fisioterapia

Algumas técnicas fisioterápicas podem te ajudar

6 de maio de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Está com constipação intestinal? Não precisa de desespero. É um mal que acontece com frequência, principalmente pelos maus hábitos alimentares. Mais comum em mulheres, a constipação é um desconforto na área abdominal que pode causar alterações no humor, distensão abdominal, dores e diminuição da qualidade de vida. Mas você sabia que a fisioterapia pode te ajudar a amenizar os sintomas?

De acordo com a fisioterapeuta pélvica, Danielle Paiva, existem técnicas que tratam o paciente dessa patologia específica.

Algumas técnicas são: a massagem abdominal, exercícios para a região do assoalho pélvico, trabalhar a postura correta no momento de defecar, terapia comportamental para mudar os hábitos de vida diária e biofeedback, que nada mais é que ensinar o paciente a ter consciência do assoalho pélvico, orientando a forma correta de contrair e relaxar a musculatura.

Existem vários tratamentos, mas a constipação pode ser evitada. Algumas atitudes podem fazer a diferença, como algo bem simples: tomar água! “Na prevenção, é indicado o consumo de fibras, mas para obter efeito é preciso conciliar com a ingestão de água. Se uma pessoa não tomar uma quantidade generosa de água junto com a fibra, o efeito será contrário e o indivíduo irá ficar mais constipado”, explica.

Fique de olho nos sintomas e procure um tratamento. “A constipação é considerada quando se está sentindo esforço evacuatório, fezes duras nas defecações, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução/bloqueio anorretal das fezes e manobras manuais para facilitar as defecações ou menos de três evacuações por semana”, alerta Danielle.

Serviço

Danielle Paiva
Fisioterapia Pélvica e Saúde da Mulher

Clínica Multiclin
Rua Coronel Alves Teixeira, 1930
Tel.: (85) 3031-3595




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: