Segov – Outubro 2023

Startup alerta para ações de prevenção contra o suicídio no ambiente corporativo

Corporações devem estar atentas ao comportamento do trabalho

28 de julho de 2022

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) apresentou números alarmantes de suicídio no Ceará já em 2022. De janeiro a maio deste ano, 207 pessoas – 171 homens e 36 mulheres – morreram por lesões autoprovocadas intencionais, totalizando 41 vidas perdidas por mês.

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De acordo com Lorena Soares, psicóloga e cofundadora da Amar.elo, startup especializada em Saúde Mental corporativa, é preciso atenção dos gestores e executivos a esses números, pois o ambiente de trabalho e as relações nele contidas são fatores determinantes para o adoecimento mental que pode resultar no suicídio.

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Comportamento

Traços de sofrimento psíquico nas pessoas atuantes na empresa, como mudança brusca de comportamento, choros aparentes, apatia, queda radical de produtividade e picos de humor devem ser observados. “Essas pessoas precisam de acolhimento, escuta ativa e apoio psicológico. É muito importante ações que visem tornar a empresa esse ambiente acolhedor”, alerta Lorena.

O ideal, segundo a especialista, é que as corporações estejam atentas a frequência e intensidade em que os funcionários apresentam esses traços. “É importante que as empresas entendam seu papel fundamental no combate ao suícidio e promovam estratégias para contribuir com pontos de identificação e, consequentemente, promoção de saúde em suas dependências”, defende a psicóloga.

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Rotina profissional

Algumas ações devem se tornar parte da rotina de trabalho, como legitimar as ideias dos colaboradores, mesmo que não sejam acatadas; manter uma cultura de acolhimento e inclusão entre os grupos de convivência; evitar julgamentos e comparações. “Na hora do cafezinho ou conversas nos corredores, é importante validar o sentimento das pessoas. Comparações devem ser profundamente evitadas, dores ou competências não devem ser comparadas com as de outras pessoas. Não é bacana focar só nos processos de trabalho, mas também na pessoa que está responsável por eles”, observa.




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