A retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino de qualquer nível de educação está liberada em todos os municípios cearenses, garantindo a opção de aulas virtuais. Mas, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), apesar do Estado apresentar um cenário epidemiológico com quedas expressivas nas taxas de contágio e internações, os cuidados biossanitários devem ser mantidos. A Sesa, diante deste contexto, divulgou nesta segunda-feira (20), o protocolo setorial atualizado para a retomada das atividades escolares.
> Covid-19: variante Mu, da Colômbia, é identificada no Ceará
O documento reafirma, por exemplo, a necessidade de manter o uso de máscaras por todos; higienização frequente das mãos; preservação do distanciamento social; organização na entrada e saída dos alunos; ventilação adequada nas salas de aula; desinfecção dos ambientes, utensílios e equipamentos com produtos regulamentados pelo órgão competente.
> Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, além dos cuidados já estabelecidos, a instituição incentive a vacinação contra Covid-19 de alunos e profissionais. “A vacinação contra a Covid-19 e obediência aos protocolos sanitários são grandes aliados para impedir a proliferação da doença”, destacou Dolores.
Notificações
As instituições devem notificar às autoridades competentes, em até 48 horas, os casos de profissionais e alunos afastados com sintomas de Covid-19. O aviso pode ser feito no endereço eletrônico: [email protected] ou pelos telefones (85) 3101-4860, em horário comercial, e (85) 98724-0455, que funciona 24 horas.
*Com informações da Sesa.