Saúde bucal na gravidez
Todas nós sabemos da importância de cuidar da higiene bucal. E as grávidas precisam redobrar os cuidados com a saúde bucal na gravidez.
Devido às alterações hormonais no corpo da gestante, pelo menos 60% a 70% delas podem apresentar gengivite ao longo dos nove meses. Uma das causas da gengivite é a saliva mais ácida devido aos vômitos constantes.
Para Mirelly Resende, dentista de Fortaleza, o pH mais baixo pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento mais rápido de cáries. Por isso, idas frequentes ao dentista são essenciais durante gestação. “O recomendado é que a grávidas tenham no mínimo quatro consultas especiais durante a gravidez, sendo a primeira após completados os três primeiros meses de gestação (período de formação do bebê e época em que a grávida apresenta mais enjôos)”, afirma.
> Alimentos que ajudam na higienização bucal
> 6 passos para treinar (com segurança) durante a gravidez
Estudos revelam que problemas periodontais (aqueles que acometem na gengiva) podem levar a um parto prematuro, com menos de 37 semanas. A probabilidade é 3,5 vezes maior de gestantes com problemas na gengiva terem seus bebês com baixo peso e prematuros. Isso mesmo!
Quando se tem algum problema periodontal na gravidez, a mulher fica com níveis acentuados de prostaglandinas, que é um potente indutor de parto prematuro, no fluido gengival.
Dica da especialista:
As mulheres que estiverem planejando engravidar, visitem o dentista e deixem o ambiente bucal adequado, evitando assim futuros problemas durante a gravidez e o período de amamentação. “Gravidez não estraga os dentes, mas problemas já existentes podem ser exacerbados por causa dos níveis hormonais. Portanto inclua no seu pré-natal as visitas ao dentista!”, conclui.
Serviço:
Dra. Mirelly Resende Odontologia
Harmony Medical Center
Av. Dom Luís, 1233, sala 512 – Aldeota
(85) 3181.9815 / 99615.1474