Passar longas horas na frente de computadores e aparelhos eletrônicos é uma realidade que se torna mais frequente no dia a dia de quem trabalha. Essa longa exposição pode ser prejudicial para a saúde ocular.
De acordo com o médico oftalmologista Giuliano Veras, algumas dicas podem ser aliadas para quem sente aquela conhecida “vista cansada”.
> Hipertensão arterial é silenciosa e não causa sintomas
A primeira delas é mais simples: faça pausas regulares. Olhar para a tela do computador ou celular por horas a fio pode causar fadiga ocular. A segunda é sobre a iluminação. Deixar a iluminação do local e do aparelho inadequada pode causar tensão nos olhos. O ideal é deixá-las proporcionais ao seu uso.
Além dessas dicas, o médico explica que deixar o computador na distância correta dos seus olhos é fundamental. “O ideal é deixar o computador a uma distância de 50 a 60 centímetros do rosto. Distâncias menores que isso, podem causar desconforto”, afirma Veras.
> Novas tecnologias são aliadas para retardar a progressão da miopia entre crianças
Problemas comuns que a exposição pode causar
Entre os principais problemas que uma longa exposição pode causar estão perda de foco gradativo, olhos secos e vermelhos, irritação, visão dupla e até a perda gradativa da visão. “Procurar um médico oftalmologista deve ser fundamental para tratamento e identificação desses problemas”, finaliza o médico.