publicidade AMC setembro 04/09

Retenção de líquidos: saiba como evitar o inchaço no corpo

Atividades físicas ajudam no tratamento

19 de abril de 2024

Inchaço nos pés, nos tornozelos, nas mão e no abdômen podem ser um sinal de retenção de líquido no corpo. Esse fenômeno acontece, principalmente, quando há um desequilíbrio entre os líquidos corporais presentes no corpo, como a água, as proteínas e os eletrólitos; e quando vazam, se acumulam nas regiões subcutâneas, fazendo surgir o inchaço ou a retenção.

De acordo com a médica generalista Clarissa Aguiar, o consumo de alimentos e algumas doenças pré-existentes podem levar a essa condição. “Consumo excessivo de carboidratos, hipotiroidismo e até doenças mais graves nos rins, coração e fígado podem levar à retenção de líquido. Nas mulheres, a condição pode piorar a celulite e surgir por conta das alterações hormonais do período menstrual”, explica a médica.

> Casos de infertilidade em homens poderiam ser menores com detecção precoce

Importante nesses casos diferenciar do Lipedema, que vem ganhando destaque por ser uma condição cada vez mais recorrente em mulheres. Esta condição é dada por um depósito anormal de gordura em membros inferiores, que pode vir acompanhado de edema ortostático, inchaço comum em mulheres que passam mais tempo em pé.

Como tratar?

A prática regular de atividades físicas contribui para o tratamento, já que ativa a circulação. Assim, o corpo trabalha em uma melhor distribuição de nutrientes, elimina toxinas e diminui os níveis de glicose no sangue. Além disso, manter uma boa hidratação, além de uma alimentação com boas fontes de proteínas e vegetais, evitando alimentos ultraprocessados e embutidos, contribui para a melhora.

Quando procurar um médico

A retenção de líquido pode ser resolvida com práticas rotineiras, mas, a partir do momento que começa a dar sinais de piora e os sintomas tornam-se mais preocupantes, como desconforto com dor local, vermelhidão e calor na pele afetada, além do indicativo de uma doença sistêmica (problemas renais, cardíacos, hepáticos, etc), um médico deve ser procurado de maneira imediata.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: