A primeira ida ao ginecologista ainda é uma incógnita para algumas mamães e papais. Segundo a ginecologista e obstetra Denise Vasconcelos, de Fortaleza, o período ideal para fazer a primeira consulta ginecológica é logo após a menarca (primeira menstruação).
“Após a primeira menstruação, mudanças importantes acontecerão no corpo da menina e a consulta é o momento de tirar todas essas dúvidas”, afirma a médica.
Exames
Além de tirar dúvidas que marcam essa fase, a criança ou a pré-adolescente deve fazer exames gerais para verificar se a parte metabólica e o seu desenvolvimento está adequado. “Será necessários exames de imagem, como ultrassonografia pélvica para avaliar útero e ovários. Exame preventivo não é obrigatório, a não ser que haja alguma queixa específica”, explica.
Puberdade precoce ou tardia
O período da puberdade é a transição da infância para adolescência e se caracteriza por mudanças hormonais que vão fazer com que a menina se torne adulta e, durante esse processo, podem haver falhas.
Um desenvolvimento numa idade muito precoce (puberdade precoce) ou um retardo no desenvolvimento (puberdade tardia) pode sinalizar algum problema endócrino mais grave.
“Se a menina até os 16 anos não apresentou a primeira menstruação ou até os 14 não completou seu desenvolvimento, precisa ir ao ginecologista para uma avaliação. Em caso de consultas de rotina, pode-se fazer a cada 2 ou 3 anos ou conforme a necessidade”, alerta a dra. Denise.
Colaboração
Denise Vasconcelos
Ginecologista e obstetra
Serviço
Rua José Vilar, 1541, Meireles
Contato: (85) 3262.2353