Em um cenário onde a concentração de espermatozoides caiu em 51% nos últimos 50 anos, pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, descobriram que uma maior qualidade nas relações sexuais é a chave para aumentar a contagem dos mesmos. Segundo o estudo, casais que estão tentando engravidar devem evitar relações rápidas e investir no prazer prolongado de ambos.
> Alongamento de cílios pode trazer riscos à saúde ocular
Fertilidade
De acordo com o médico ginecologista e especialista em reprodução, Marcelo Cavalcante, quem está tentando conceber um bebê tem que ir muito além de uma “rapidinha “.Não se trata de ter pressa para ejacular, mas, sim, de envolver tempo e diversão para ambas as partes. Quanto mais excitação, melhor será a ejaculação e a quantidade de espermatozóide em mililitro de sêmen”, explica.
> Armazenar remédios em locais errados pode comprometer a eficácia, alerta especialista
Outra opção que pode ser aliada para potencializar a contagem é a mudança de hábitos, como, por exemplo, consumir legumes ricos em antioxidantes, praticar atividade física, evitar cigarro, álcool e drogas, além de dormir bem e evitar o estresse.
“Se mesmo com essas alterações na rotina, a dificuldade em ter um filho permaneça, é recomendada a consulta com um médico para avaliação não só do homem, mas também da parceira”, finaliza Cavalcante.