A assistência médica de qualidade deveria estar acessível para todos, porém a realidade brasileira é outra. Por isso, com o intuito de levar atendimento médico gratuito para pessoas em situação de rua, o “Pé na Rua”, Projeto de Extensão e Núcleo Ambulatorial de Rua do curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus), realiza acolhimento, aprofundamento, avaliações e suporte básico em cuidados médicos em pontos da capital cearense.
[ARTIGO] Zika Vírus: uma ameaça silenciosa
Liderado pelos médicos e professores da instituição, Ederson Aragão e Júlio Cesar Telles, o “Pé na Rua” nasceu em agosto de 2020 do anseio de um grupo de estudantes e orientadores de ajudar o próximo e promover a saúde.
Alunos voluntários do 2º ao 7º período dos cursos de Medicina e Biomedicina da Unichristus unem-se semanalmente para acolhimento na parte médica e assistência à saúde. A cada encontro são atendidas, em média, 20 a 30 pessoas. Acadêmicos da Jovem AMC (Associação Médica Cearense) também participam da iniciativa.
> Anvisa autoriza análise da eficácia de dose de reforço da AstraZeneca
Projeto Pé na rua
O projeto também conta com a participação e apoio da Comunidade Católica Shalom e da AMEBEM (Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar), como forma de viabilizar o atendimento, mapear pessoas e comunidades que necessitam do acolhimento e realizar a doação de alimentos, roupas e brinquedos.
Aos sábados, os participantes, em conjunto com o Shalom, atendem na Praça José Bonifácio, de 9h às 12h. Em breve os atendimentos serão retomados às quintas-feiras na Beira Mar, com o apoio da AMEBEM.
Mais informações sobre o projeto no perfil do Instagram @penarua_unichristus.