Que o futebol é alegria da meninada a gente sabe e, claro, com razão, já que eles se divertem, brincam com os amiguinhos, fazem exercício e também se cansam, o que faz eles capotarem na cama à noite sem reclamar que querem ficar acordados para ver desenho. E sabemos que é assim com os demais esportes, também. Mas, futebol, como paixão nacional, gera uma influência ainda maior, inclusive por ser a profissão que muitos dos pequenos dizem querer seguir quando crescerem. E em épocas de copa do mundo, em que o futebol está tão em evidência, é uma ótima oportunidade para seu filho começar a aprender ainda mais com o que o esporte tem a ensinar.
Você pode não ter se dado conta, mas a prática de esporte pode fazer muito por seus filhos. Confira e matricule já a molecada na escolinha!
1-Ensina a ter espírito de equipe: durante a partida, a criança aprende que precisa dos outros para ganhar, que é necessário considerar os demais e que a harmonia do grupo é essencial para a vitória. Os melhores jogadores podem até salvar a partida, mas sozinhos não fariam jogo.
2-Respeitar os demais: é a educação mais básica que existe e é essencial em um jogo de futebol. Quando a criança aprende o peso de suas ações durante uma partida e a respeitar o adversário, incorpora este aprendizado ao conjunto de valores que orientam suas ações no dia a dia. Ou seja, aprenderá também a respeitar o colega de classe, o vizinho etc.
3-Aceitar as regras do jogo: assim como a vida é cheia de regras, o futebol também. Em vários momentos, essas regras são impostas por uma decisão do árbitro – que, como qualquer ser humano, pode errar de vez em quando. Aprender a aceitar regras, respeitar hierarquias e funções, saber jogar limpo, são valores necessários dentro e fora de campo e tem um valor inestimável para a formação do caráter. Se a criança aprende isso com a prática do futebol, cria-se uma tendência para que ela aceite melhor esses momentos fora de campo, e saiba lidar com as regras que a vida, a sociedade, a escola, os pais, o futuro emprego, etc, impõem.
4-Desenvolver sua resistência: em qualquer grupo, seja de adultos ou de crianças, sempre existem aqueles fortes e valentes, e os mais passivos, que se desesperam com a menor falha. O jogo de futebol é uma boa oportunidade de desenvolver a resistência do corpo e da mente. Afinal, a partida dura 90 minutos. Durante esse tempo, os jogadores têm de aprender a superar o cansaço e dar o melhor de si. Como na escola, e mais tarde na vida, eles precisam aprender a ir até o fim. Se perdem, não tem problema: o essencial é ter tentado ao máximo.
5-Admitir o fracasso: não é fácil perder, não é fácil reconhecer que o outro é melhor, principalmente na sociedade em que vivemos hoje, onde existe cobrança em ser o melhor e a competição é estimulada desde cedo. Mas lidar com as frustrações que surgem ao perder uma partida, por exemplo, ensina a criança a ser humilde, além de ser um estímulo positivo para que ela queira melhorar.