[CMFOR] PORTAL SAÚDE FORTALEZA | BANNER NOVEMBRO AZUL

Outubro Rosa reforça o combate e prevenção ao câncer de mama

Diagnóstico precoce, tratamento imediato e rede de apoio são essenciais para enfrentar a doença

10 de outubro de 2022

Por Marília Gabriela Silva Rêgo

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. (Foto: Canva Pro)

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. (Foto: Canva Pro)

Ao realizar os exames de rotina, em outubro de 2020, Francisca Melo, de 65 anos, descobriu o câncer na mama direita. A partir daí, começou o caminho de tratamentos. Em 21 de janeiro de 2021, ela passou pela mastectomia, seguida por sessões quimioterapia e radioterapia. A tão esperada alta aconteceu em 12 de janeiro de 2022. Casos como o de Francisca demonstram a importância do diagnóstico inicial e tratamento adequado, ainda mais evidenciado neste mês de outubro quando o calendário da saúde chama atenção para este que é um dos tipos mais frequentes de câncer na população feminina. No Brasil, a estimativa para o ano de 2022 é de que existam 66.280 novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

> Campanha contra Poliomielite e Multivacinação continua em Fortaleza

A mastologista Cristiane Coutinho, coordenadora do Serviço de Mastologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, esclarece que os sintomas são variáveis, desde a ausência de sinais no início da lesão, até o aparecimento de secreção, alteração na cor da auréola, mudança no mamilo ou no formato da mama, vermelhidão e nódulos palpáveis. As duas principais formas de diagnóstico são exames de imagem (ultrassonografia e mamografia) e o toque, por isso é tão importante que as mulheres apalpem toda a mama e axila, principalmente durante o banho ou em frente ao espelho para, ao perceber qualquer alteração, buscar auxílio médico imediato.

A prevenção do câncer de mama segue as orientações sobre manter hábitos de vida saudáveis na alimentação e prática de atividade física regular, evitando a obesidade, controlando estresse e reduzindo o uso de hormônios. Associada a esses cuidados, é fundamental a investigação precoce. Conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é indicada a partir dos 40 anos e deve ser realizada anualmente. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama podem fazer antes deste período, de acordo com a indicação médica. Uma vez identificada a presença de nódulo (s), o tratamento varia de acordo com a situação clínica da paciente. Entre as possíveis indicações, estão a cirurgia para retirada parcial ou total da mama (mastectomia), quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal e terapia alvo (utilizando substâncias que atacam diretamente as células cancerígenas).

> Dia do Sorriso reforça a importância da alegria e dos cuidados com a saúde bucal

Outubro Rosa no CH-UFC

Em 2022, o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh realiza a campanha “O laço que me fortalece”, tema que reflete a importância da rede de apoio para a paciente com câncer. A mastologista explica que é perceptível a evolução positiva das mulheres que são mais cuidadas por outras pessoas próximas a ela: “Durante o tratamento de um câncer de mama, essas mulheres passam por vários momentos de dúvidas, medos e mudanças corporais. O apoio familiar e de amigos torna-se uma parte a mais do tratamento. Através dessa rede, desse “laço” de apoio, nossas mulheres se fortalecem e ficam mais tranquilas para enfrentar o tratamento que virá pela frente”, esclarece a médica. Na Campanha, oito pacientes trouxeram pessoas que representam essa fortaleza. Junto à Francisca Melo, soma-se a trajetória de Alkeny Tavares, Suzana Vieira, Edna Miranda, Evaniza Silva, Daniele Machado, Ineuda Gomes e Elione Pinto, mulheres em tratamento na MEAC. A história de cada uma delas pode ser vista no instagram do Complexo (@complexoufc).

Durante o mês de outubro também serão desenvolvidas ações especiais sobre o combate ao câncer de mama, com início a partir do dia 10, às 8h30, em uma cerimônia de abertura com entrega dos laços e exibição do painel da Campanha. Estão previstas atividades educativas e momento de cuidados com a beleza para pacientes e colaboradoras. Nos dias 06 e 10, três pacientes passarão por cirurgia de reconstrução da mama com próteses doadas pela empresa Motiva Implants. Confira a programação completa do Outubro Rosa 2022:

Ação Data e Horário Local
Abertura e lançamento do painel da Campanha “O laço que me fortalece”.

Serviço

Para ser paciente do Serviço de Mastologia da Maternidade-Escola é necessário realizar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, nessa consulta, ser encaminhada através da Central de Regulação do estado e do Município de Fortaleza.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: