O Projeto A(Mar) Rosa é uma iniciativa voluntária que tem o objetivo de apoiar mulheres que sobreviveram ao câncer de mama por meio de atividades físicas gratuitas como remadas em canoas havaianas, na Beira Mar de Fortaleza. O projeto será lançado em Fortaleza, com uma remada coletiva, no dia 1º de Outubro (domingo), das 7:30h às 10:00h, em frente a base Vibe VA’A, na praia do Náutico, na Beira Mar.
Serão oferecidas remadas gratuitas em canoas havaianas para as sobreviventes de câncer de mama. Os demais presentes no evento também poderão participar da remada mediante reserva prévia feita nas escolas apoiadoras do projeto. Para mais informações sobre vagas e valores, entrar em contato com o whatsapp: (85) 997990004. A organização do projeto pede para que os participantes compareçam vestidos com camisas rosas.
Outubro Rosa
O mês de outubro foi escolhido para o lançamento do projeto porque é o mês de conscientização e alerta para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O benefício das remadas para as sobreviventes de câncer de mama foi comprovado pelo estudo do médico canadense Dr. Donald C. McKenzie que, em 1996, desenvolveu um programa que comprovou o impacto do exercício em sobreviventes do câncer de mama. Ele percebeu que essa atividade física de forma contínua para as que fizeram mastectomia e/ou linfadenectomia durante a cirurgia oncológica, previne o linfedema no membro superior do lado da mama e/ou axila afetada pelo câncer, auxilia no bem-estar físico, mental e consequentemente na qualidade de vida.
> Síndrome Forto: Como o retorno ao trabalho presencial pode afetar a saúde mental dos trabalhadores
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, da Rede Mama, sociedade civil e do Projeto Remar, que tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência em atividades aquáticas, e de escolas de canoagem havaiana da Beira Mar de Fortaleza. Inicialmente, o projeto A(Mar) Rosa acontecerá nos mesmos dias e horários da realização do projeto Remar, que ocorre às 7h, todas às quartas, revezando o local de realização entre as escolas apoiadoras Ceará Sup Club, Kayakeria e Vibe Vaa Club, todas localizadas na Beira Mar.
> Especialista explica sintomas e tratamento da alopecia areata ou “pelada”
De acordo com os idealizadores do projeto: “é preciso colocar amor em tudo o que se faz. Precisamos aumentar a corrente do bem e reforçar que estamos todos juntos divulgando as mensagens do Outubro rosa 2023, para que chegue a quem necessitar. Acreditamos que se cada um doar uma gota do seu tempo para esse oceano de necessidades para combater o câncer mais incidente no mundo, formaremos um lindo A(Mar) Rosa nos nossos verdes mares”.
O Projeto A(mar) além destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, tratamento do câncer de mama, também apoia e alerta sobre o combate à violência doméstica contra mulheres.
Serviço:
Projeto A(Mar) Rosa
Instagram:
@a_mar_rosa
@projetoremar