Diante da situação de isolamento social orientada pelas autoridades de saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos canais nas redes sociais decidiram incentivar o público a realizar exercícios físicos durante esse período, divulgando aulas gratuitas on-line em diversas modalidades.
Porém, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE), é necessário ficar atento ao experimentar o que é ensinado nas aulas, para que a prática não cause danos à saúde.
> Confira atividades para cuidar da mente e do corpo durante o isolamento social
> 5 atitudes positivas para alegrar seu dia
> Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid-19)
“Quem já pratica esportes precisa avaliar as condições do espaço da casa onde os exercícios serão realizados para não haver risco de acidentes e se habituar a intensidades mais leves ou moderadas desses exercícios. Diferentemente da academia, por exemplo, a pessoa não conta com a presença do instrutor para corrigir movimentos incorretos. Então, esses cuidados são importantes para que a prática não gere lesões”, explica o vice-presidente da SBOT-CE, dr. Leonardo Drumond.
Para quem não possuía o hábito de realizar atividades físicas, é necessário ter ainda mais cautela, principalmente se já houver histórico de doenças e lesões nas articulações, de acordo com Dr. Leonardo.
“Quem tem hérnia de disco, por exemplo, não pode fazer exercícios que gerem impacto sobre a lombar. Se a pessoa nunca praticou exercício físico de forma regular ou se está há muito tempo sem praticar nenhuma modalidade, o ideal neste momento é realizar alongamentos e exercícios que tenham como meta fortalecer a musculatura – mas, claro, sempre de forma leve ou moderada e respeitando os limites do corpo”, ressalta o médico.