R2 produtora abril 2021

Óleos essenciais e a volta às aulas

Aromaterapia ajuda crianças a terem mais foco e menos ansiedade no retorno à rotina escolar.

14 de agosto de 2025

A volta às aulas marca um momento importante na vida das crianças. Com ela, chegam novas turmas, professores, conteúdos e rotinas. Para muitas, esse recomeço é motivo de empolgação; para outras, pode representar um desafio. É comum surgirem dificuldades de concentração, irritabilidade, ansiedade, agitação e até sintomas físicos, como dores de barriga e insônia.

Em um cenário de aumento nos diagnósticos de TDAH e transtornos de ansiedade na infância, cresce também o interesse por abordagens naturais de cuidado, e a aromaterapia se destaca como uma alternativa.

De acordo com o doutor e cientista Rafael Oliveira, Por meio da inalação, os óleos essenciais agem rapidamente no sistema límbico, área do cérebro que regula emoções, comportamentos e memórias. Compostos como linalol, limoneno, geraniol, 1,8-cineol e mentol atuam na modulação de neurotransmissores como GABA, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, todos relacionados ao foco, sono, memória, motivação e capacidade de lidar com o estresse.

Entre os óleos mais recomendados para o ambiente escolar estão:

Alecrim qt. cineol: melhora a clareza mental, memória e foco;

Laranja-doce: acalma sem sedar, ideal para crianças agitadas;

Lavanda: promove relaxamento, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Além da inalação (via difusores ou colares aromáticos, recomendados a partir dos 6-7 anos), a aplicação tópica também é possível. Quando diluídos corretamente em óleos vegetais seguros, os óleos essenciais podem ser utilizados em massagens leves nas costas, solas dos pés ou punhos, fortalecendo o vínculo afetivo entre cuidador e criança. As diluições devem seguir orientações pediátricas, variando entre 0,5% e 2%, conforme a idade.

É importante lembrar que o cérebro infantil ainda está em desenvolvimento e, por isso, é mais sensível a estímulos sensoriais e neuroquímicos. Óleos com componentes mais potentes como fenóis, cetonas ou cânfora devem ser evitados ou usados com muito critério em crianças pequenas.

Quando usada com responsabilidade e conhecimento, a aromaterapia pode ser uma aliada poderosa não só no desempenho escolar, mas também no equilíbrio emocional das crianças, algo essencial para que o aprendizado aconteça com mais leveza e segurança.

Sobre o especialista
Dr. Rafael Oliveira é cientista, pesquisador e diretor do Instituto Aromas da Terra, referência nacional no ensino e pesquisa em aromaterapia. Reconhecido por integrar o saber tradicional à ciência, coordena projetos inovadores com óleos essenciais, especialmente nas áreas digestiva, emocional e neuropsiquiátrica. Com sólida formação acadêmica e ampla atuação como palestrante, é uma das principais vozes da aromaterapia científica no Brasil e no exterior, promovendo uma abordagem baseada em evidências e saúde integrativa.




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