R2 produtora abril 2021

O que são moscas volantes e como essa condição ocorre

Saiba mais sobre o tratamento

7 de abril de 2023

Algumas pessoas já viram pequenas manchas, pontinhos brancos ou linhas transparentes que flutuam no campo de visão ao olhar para uma superfície clara ou brilhante. Esses pontos são as chamadas moscas volantes, grumos de células, hemácias ou proteínas que ficam no interior do humor vítreo, o fluido gelatinoso que preenche a parte posterior do olho. A sensação que se tem é que eles estão diante dos olhos, porém, estão dentro deles.

Uma das causas para o surgimento da condição é o envelhecimento, já que o humor vítreo pode sofrer alterações com o aumento da idade. Quem também pode ter o problema são pessoas com miopia ou alguma inflamação ocular, que passou por cirurgia de catarata ou teve algum traumatismo no olho. Um rasgo na retina também ocasiona as moscas volantes, que pode implicar no descolamento da estrutura.

Segundo o médico oftalmologista Dr. Giuliano Veras, “a condição geralmente é benigna e, em muitos casos, diminui ou desaparece sozinha”.

Avaliação e tratamento

Como avaliação, o indicado é fazer um exame de fundo de olho para verificar toda a retina. Quando as moscas volantes atrapalham a rotina ou estão acompanhadas de flashes de luz ou visão reduzida, é preciso procurar um especialista com urgência. “Nesses casos e quando há comprometimento da visão, mesmo quando não se olha para superfícies mais claras, há possibilidade de descolamento ou buracos da retina”, complementa o médico membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em caso de cirurgia, após a avaliação médica, é feita a vitrectomia, na qual o humor vítreo é substituído por uma solução líquida. O olho, naturalmente, passa a trocar essa substância por um novo humor vítreo.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: