Banner SESI 2024

Mudanças no corpo após bariátrica x cirurgia plástica

A cirurgia reparadora é garantida pelo SUS

19 de setembro de 2023

A cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica (redução do estômago) é uma escolha pessoal, não uma obrigação, mas pode afetar profundamente a saúde e autoestima.

De acordo com Antônio Pitanguy, médico cirurgião plástico, a cirurgia plástica após a bariátrica se torna uma consideração quando ocorre o excesso de pele devido à significativa perda de peso, comumente conhecida como flacidez.

> Trote solidário do Instituto Yduqs vai arrecadar absorventes

O procedimento se torna indicado quando há uma quantidade significativa de pele “solta”, que não se retrai após perda de peso causada pela cirurgia bariátrica e causa desconforto.

Além disso, a mudança no corpo pós bariátrica pode impactar a autoestima. No entanto, é importante que a realização de uma cirurgia reparadora seja feita com consciência, e o médico cirurgião precisa entender a necessidade e vontade do paciente da melhor forma possível.

A autoestima é uma questão intrinsecamente ligada à saúde. “De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que descreve saúde como ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças’, torna-se evidente a relevância social da cirurgia plástica no contexto da restauração da autoestima”, ressalta Antônio Pitanguy.

> Coomtoce realiza Super Treino Movimento com desafios de 3km e 6km

A cirurgia reparadora é garantida, por lei, pelo SUS. A Portaria nº 1.091/2016 do Ministério da Saúde define a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica como um procedimento que deve ser oferecido pelo sistema público de saúde.

Existem vários tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica disponíveis para tratar diferentes áreas do corpo:

1. Abdominoplastia (cirurgia de abdômen): Remove o excesso de pele e gordura da região abdominal.

2. Braquioplastia (lifting de braço): Trata o excesso de pele flácida nos braços.

3. Cruroplastia (lifting de coxa): Remove o excesso de pele das coxas.

4. Mamoplastia (cirurgia de mama): Inclui procedimentos como a mastopexia (lifting de mama) para corrigir a flacidez mamária, e a mamoplastia de aumento ou redução, dependendo das necessidades do paciente.5. Lifting facial: Em muitos casos, o excesso de pele também pode afetar o rosto, e um lifting facial pode ser realizado para melhorar a aparência da face e do pescoço.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: