Nesta época do ano, aumenta a preocupação no sistema de saúde. Afinal, com as festas de Carnaval, é maior o consumo de bebida alcoólica, o que pode causar mais acidentes de trânsito. Apesar de as leis de trânsito no Brasil serem rigorosas para os motoristas que beberem e dirigirem, as ocorrências ainda existem: no ano passado, a Polícia Rodoviária Federal no Ceará registrou 21 acidentes de trânsito no feriado do Carnaval, com 26 feridos, sendo 3 acidentes graves e uma morte.
E não se trata de exagero. De acordo com um estudo divulgado pelo programa Respeito à Vida, em São Paulo, a embriaguez ao volante multiplica por três as chances de acidentes fatais. Mas também há a ocorrência de acidentes com lesões graves, como fraturas e traumas em geral.
> IDOMED e HAPVIDA NotreDame Intermédica ampliam programa de Fellowship médico
A médica Christine Muniz, Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará explica que o Carnaval é uma época que desperta maior atenção dos médicos.
“Para quem gosta de se divertir,é muito importante ter em mente que é preciso se divertir, mas não se pode esquecer da segurança, afinal muitos Carnavais virão pela frente. Para nós, ortopedistas da SBOT, essa é uma época que a gente fica com mais cautela, mais cuidado, porque aumentam os riscos de acidentes automobilísticos, principalmente porque as pessoas saem, para bailes e festas, e alguns esquecem, abusam e podem dirigir tendo bebido”, alerta. “Lembrar nunca é demais: bebida e carro não combinam”, enfatiza.
> Caucaia implanta ambulatório especializado na saúde do homem
Motociclistas
Para Christine Muniz, no caso dos motociclistas, os cuidados devem ser redobrados. “A moto já é um meio de transporte que tem um risco aumentado de acidente, imagine quando isso está associado ao uso abusivo de bebida alcoólica”, pondera a médica, que propõe alternativas simples para evitar o pior. “Se beber e tiver de dirigir, escolha um outro amigo para conduzir o veículo, reveze com outras pessoas ao volante. A segurança é a coisa mais importante. Todos podem brincar o Carnaval, mas voltar com segurança”, reforça.
Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, acarretando como penalidade multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, haverá recolhimento do documento de habilitação (CNH) e retenção do veículo.