Especialistas de todo o país estão reunidos em Campinas (SP) para o 52º Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT). O objetivo do evento é avaliar os candidatos à obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), conferido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Entre os candidatos, médicos membros da SBOT-CE participam das provas que serão realizadas em Campinas (SP) de quinta-feira (02) até sábado.
> [ARTIGO] A relação entre a Covid e o Quadril
O exame está na 52ª edição, é considerado um dos mais importantes para a qualificação dos médicos destas especialidades e terá 10 examinadores da SBOT-CE: os médicos Christine Muniz, Aurélio Leitão, João Paulo Linhares, Jonatas Brito, Leonardo Drumond, Manuel Diógenes, Maximiliano Porto, Renato Fontenele, Robson Alves e Fernando Façanha farão parte da comissão avaliadora. No total, são 950 candidatos aptos a realizar as provas.
“Esse título equivale a um selo de qualidade para o profissional. Aqueles médicos que cursaram Residência já se submeteram provas prévias e quando são aprovados no Exame de TEOT, passam a ser reconhecidos como especialistas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia”, observa Christine Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).
Exame
Organizado pela Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT, o exame é formado por uma prova escrita (com 100 questões com respostas de múltipla escolha); uma prova oral, com duração de 2 horas; uma avaliação de exame físico e de atitudes, uma prova de anatomia (30 questões, do tipo múltipla escolha) e outra de habilidades cirúrgicas – que apresenta cinco situações práticas ao candidato, para que demonstre técnicas cirúrgicas, em 30 minutos.