O médico Marcelo Cavalcante, especialista em reprodução assistida, criou, em parceria com a Escola Médica CETRUS e a Rede Geare , rede de reprodução assistida, uma tecnologia inovadora e inédita: um simulador para estudos em reprodução assistida.
A novidade permite que profissionais estudem a realização de procedimentos em reprodução assistida com mais eficiência. O equipamento consiste em modelo de impressão 3D que executa um simulador de ultrassonografia transvaginal, que permite treinamento em controle de ovulação e aspiração folicular. O simulador de treinamento é uma ferramenta de ensino da Pós-Graduação em Reprodução Assistida da CETRUS.
> Mulheres têm até 8 vezes mais chances de dores e lesões nos joelhos
Encabeçado por Cavalcante e pelo médico Sebastião Zanforline, o projeto contou com a participação de uma equipe composta por pesquisadores da CETRUS e projeto Geare Science — braço voltado ao fomento da ciência no âmbito da reprodução assistida. A ação já apresenta reconhecimento internacional, com a publicação do feito no Journal of Ultrassonography, periódico acadêmico oficial da Sociedade Polonesa de Ultrassonografia.
> Manter os exames oftalmológicos em dia ajuda a detectar precocemente o câncer ocular
“Foi uma honra ter feito parte desse projeto tão importante. Seguimos um compromisso muito fiel com a educação e esperamos que esse novo equipamento possa se tornar vital para médicos praticarem e poderem, no futuro, ajudar a transformar vidas em todo o mundo”, explica o médico Marcelo Cavalcante.