Banner SESI 2024

Médico explica a associação entre infertilidade e câncer de próstata

Confira os detalhes

1 de novembro de 2022

Infertilidade conjugal acomete cerca de 15 em cada 100 casais e, de acordo com um estudo de 2010, homens inférteis possuem um risco duas vezes maior de desenvolver câncer de próstata.

> Caucaia atingiu 97,3% de crianças vacinadas contra poliomielite

Chegamos ao Novembro Azul, mês cujo principal objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens e se configura como a causa de morte de 28,6% da população masculina, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

> Atendimento odontológico de urgência cresce em 38% na UPA de Caucaia

De acordo com o médico especialista em reprodução humana, Marcelo Cavalcante, os fatores de risco podem ser vários, como histórico familiar, obesidade e até infertilidade.

“A associação entre alterações na qualidade seminal e problemas de saúde no homem é muito pesquisada. De acordo com um estudo americano, publicado em 2010, observou-se que homens inférteis apresentavam um risco duas vezes maior de desenvolver câncer de próstata, quando comparados aos homens férteis. Os autores concluíram que infertilidade masculina é um fator de risco precoce e identificável para o desenvolvimento de câncer de próstata. Outros tipos de câncer, como os de testículo, colorretal e melanoma, também são mais frequentes entre os homens com má qualidade dos espermatozoides”, explica Cavalcante.

Sintomas e prevenção

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso a importância de estar em dia com a consulta do médico proctologista ou urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Para aqueles que possuem o interesse em ter filhos, é necessário ter atenção para a qualidade do sêmen. Caso haja algum problema na produção e qualidade do material genético pode, também, ser um sinal de alerta precoce para o risco de desenvolver problemas de saúde.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: