Banner SESI 2024

Maio Amarelo: Terapia Ocupacional é aliada para manter as atividades diárias após um acidente de trânsito

Especialidade atua na reabilitação dos movimentos dos pacientes

13 de maio de 2024

O mês de maio é destinado à conscientização sobre a segurança no trânsito e despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo.

No período registrado pela Secretaria Nacional de Trânsito, 126 mil pessoas morreram e mais de 8 milhões ficaram feridas em colisões. Grande parte dos feridos fica com alguma sequela, dificuldade de locomoção ou perda de movimento em algum dos membros. A terapia ocupacional auxilia nesse momento.

> Desvendando o Burnout Materno: sintomas, prevenção e tratamento

“Diversas pessoas que sofreram acidente de trânsito procuram a terapia ocupacional para tentar recuperar alguma sequela que ficou, sejam lesões ortopédicas de membros superiores e inferiores, lesões de pele e vasculares, traumatismos cranioencefálicos e traumas raquimedulares”, explica a terapeuta ocupacional, Syomara Cristina.

A terapia ocupacional atua na reabilitação dos movimentos dos pacientes, em especial das atividades diárias, visando a recuperação da autonomia e independência dos indivíduos.

> Uma em cada quatro mulheres enfrenta depressão pós-parto

“A terapia ocupacional pode começar ainda na UTI, dependendo da gravidade do caso do paciente, e continua mesmo após o indivíduo receber alta hospitalar. É um trabalho importante que recupera mais do que a independência das pessoas, mas também a autoestima de conseguir se vestir ou comer sozinho, por exemplo”, afirma Syomara.

A terapeuta explica que não existe um tratamento que dê certo em todas as pessoas. “Nosso trabalho é reconhecer as dificuldades e prioridades dos indivíduos acometidos. após isso montamos o plano e programa de tratamento mais adequado, para que o objeto funcional do paciente venha ser atingido. Também não existe tempo exato do tratamento, cada pessoa responde de uma maneira”, diz Syomara Cristina.

Ações de conscientização, como o Maio Amarelo, são importantes para a educação no trânsito.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: