A novidade em culinária vegetariana e vegana na cidade é a mercearia Le Gumis. O conceito de açougue é referente ao serviço oferecido: “carnes” de origem vegetal. A ideia já é vista em outras cidades brasileiras e agora chega na capital cearense com a proposta de trazer substitutos saudáveis para as carnes animais.
> Receita fácil de Prestígio Vegano
> Massa muscular: é possível ganhar músculos com dieta vegetariana
> Farmácia de produtos naturais e veganos inaugura em Fortaleza
O proprietário do Le Gumis, Robinson Garbes, explica como surgiu a ideia. “Queríamos trazer mais opções para o pessoal vegetariano que tem a vida corrida. Desenvolvemos receitas que tivessem o nível de proteína semelhante a uma carne animal, procurando aliar sabor e nutrição”.
O mercado de gastronomia vegetariana e vegana está em constante crescimento. Robinson e a esposa, Ana Paula Garbes, trabalhavam com confeitaria e começaram incluindo ingredientes sem origem animal nas receitas dos bolos funcionais, até que assumiram o vegetarianismo pra todos os pratos e resolveram abrir o negócio. “Nós já trabalhávamos com produtos veganos antes, daí vimos o mercado crescendo em outros lugares no mundo, como a Europa, gostamos da ideia e resolvemos trazer para Fortaleza. Aqui aprendemos tudo sobre ser vegano e acabamos nos apaixonando por isso”, conta.
O lugar oferece ao cliente a opção de levar os produtos congelados para preparar em casa e também um espaço com mesas para propiciar o consumo no próprio local. A faixa de preços é de R$ 5 a R$ 25.
Opções do cardápio
Hambúrguer de feijão preto
Com pão feito a base de beterraba, hambúrguer de feijão preto, maionese de abacate, cenoura alface.
Coxinha vegetariana
Há opções de recheio com carne de jaca, carne de caju ou brócolis.
Hambúrguer de Falafel
O pão é feito com cúrcuma, hambúrguer de falafel, maionese de abacate, cenoura alface.
Serviço
Le Gumis – Açougue e Mercearia
Endereço: Rua Eduardo Garcia, 77
Horário de funcionamento: terça a quinta: 11h às 21h / sextas e sábados: 11h às 23h