[Lancheira saudável]. A formação de bons hábitos alimentares deve começar já nos primeiros anos de vida. Na fase escolar, o contato com alimentos processados deve ser evitado, pois é durante esse período que os pequenos estão formando seus hábitos alimentares. Portanto, a hora do lanche deve receber atenção especial dos pais.
De acordo com a nutricionista Cynthia Howlett, os dois primeiros anos de idade são essenciais para moldar o paladar das crianças e introduzir legumes e verduras na alimentação com mais facilidade. Ela alerta que o açúcar refinado deve ser totalmente evitado durante esse período, pois dificulta a introdução de alimentos saudáveis.
> TPM: alimentos para aliviar os sintomas
> Overtraining: os efeitos do excesso de treino para a saúde
> Beleza: os melhores encapsulados para você ficar linda
> A influência do Ômega 3 na dieta
Receitinha da nutri:
Biscoito de polvilho
500 gr de polvilho azedo
2 ovos
1 xícara de chá de óleo de coco
200 ml de água
sal a gosto
chia a gosto
Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto. Adicione por último os ovos, até obter uma massa consistente. Leve para assar em forno médio por 25 minutos.
A nutricionista materno-infantil Isabel Lobo dá a dica: o ideal é se planejar e usar a criatividade na hora de montar a lancheira dos pequenos. A recomendação é optar por alimentos caseiros, integrais e ricos em fibras.
“É importante que os pais usem a criatividade e preparem uma lancheira organizada para despertar o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis” reforça a nutricionista.
Ela também conta que não ter as temidas guloseimas em casa é o primeiro passo para tornar a alimentação das crianças mais saudável. Isabel reforça que caso seja preciso adoçar alguma preparação na hora do lanche, o melhor é utilizar tâmaras ou mel orgânico.
Lancheira saudável: o que levar
Sanduíche de queijo, tomate e orégano no pão integral;
Fruta + ovo de codorna;
Pipoca caseira + suco caseiro;
Tapioca com geleia de frutas;
Espetinho de queijo coalho + fruta;
Panqueca colorida (acrescente na massa beterraba ou espinafre ou cenoura)
Oleaginosa (castanha do Pará, amêndoa e castanha de caju);
Iogurte natural + aveia + mel orgânico + fruta;
EVITAR sempre!
Alimentos processados e embutidos, como biscoitos, peito de peru, suco de caixinha ou em pó, achocolatado, doces, chocolates e refrigerantes. Esses alimentos podem ter corantes e conservantes artificiais prejudiciais à saúde e desenvolvimento das crianças.
Quanto mais a criança for exposta a esses alimentos, maior será a rejeição de opções saudáveis.