De acordo com a Prefeitura de Fortaleza serão intensificados as testagens nos postos de saúde. Esse testes já são realizados com foco em pacientes que apresentem sintomas ou que tiveram relação sexual sem o uso de preservativos ou compartilharam materiais perfurocortantes.
Nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), a população pode encontrar a vacina contra a Hepatite A para crianças menores de cinco anos e B para a população geral, conforme calendário nacional de imunização. Não há vacina para os demais tipos da enfermidade e o tratamento deve ser indicado pelo médico.
Hepatites virais
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus, e a transmissão pode ser por via fecal-oral, relacionadas ao vírus A e E, e pela via sanguínea e sexual, por meio do vírus B, C e D. As hepatites B e C. Quando não tratadas, podem provocar complicações hepáticas graves como a cirrose, o câncer hepático e até mesmo levar o indivíduo ao óbito.
O coordenador da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Marcos Paiva, ressalta que as hepatites são doenças silenciosas, podendo não apresentar sintomas significativos por um longo período. “Essas doenças podem evoluir para cirrose hepática, câncer no fígado e, até mesmo, óbito. Por isso, a importância do diagnóstico precoce. É de fundamental importância a utilização do preservativo nas relações sexuais e, também, o uso individual de materiais perfurocortantes, bem como a realização de testes regularmente”, explica.
Apesar de considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas em sua fase inicial, a hepatite pode proporcionar no indivíduo um quadro de cansaço, tontura, enjôo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.