[CMFOR] PORTAL SAÚDE FORTALEZA | DEZEMBRO

Janeiro Verde: CRIO tratou mais de 260 pacientes com câncer do colo do útero no último ano

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) lança a campanha Janeiro Verde com objetivo de conscientizar, principalmente o público feminino, sobre os riscos do câncer do colo do útero, a importância da prevenção e esclarecer dúvidas acerca dos sintomas e tratamento. No último ano, a instituição tratou cerca de 260 pacientes com a doença. Dados do […]

17 de janeiro de 2025

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) lança a campanha Janeiro Verde com objetivo de conscientizar, principalmente o público feminino, sobre os riscos do câncer do colo do útero, a importância da prevenção e esclarecer dúvidas acerca dos sintomas e tratamento. No último ano, a instituição tratou cerca de 260 pacientes com a doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer uterino é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa de incidência superior a 15 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo a Dra. Geórgia Fiuza, médica oncologista do CRIO, a vacina contra o HPV é fundamental para prevenir a doença. “Ela é recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos e protege contra os subtipos do HPV mais relacionados ao câncer de colo uterino. O uso consistente de preservativo também reduz o risco de infecção pelo vírus”, alerta.

O câncer de colo do útero é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do colo do útero, a parte inferior do órgão que se conecta à vagina. Cerca de 98% dos casos estão relacionados à infecção pelo papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível.

Em relação aos sintomas, a oncologista explica que: “na maioria das vezes, a doença apresenta desenvolvimento lento e costuma ser assintomática nas fases iniciais. Quando os sintomas aparecem, podem incluir sangramento, secreção vaginal e dor durante as relações sexuais”.

De acordo com a profissional, além da vacinação contra o HPV, o exame de Papanicolau é fundamental para detectar lesões pré-cancerosas e o câncer nos estágios iniciais, quando o tratamento é mais simples e eficaz.

“O tratamento do câncer de colo do útero varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação das duas terapias. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, conclui a especialista.

Sobre o CRIO

Fundado em 1975, o Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Norte-Nordeste. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o CRIO disponibiliza ambulatórios de consultas clínicas e prevenção, serviços de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imagem, leitos hospitalares, intervenções cirúrgicas e UTIs para pacientes de convênios, particulares e provenientes do Sistema Único de Saúde- SUS.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: