Janeiro é o mês dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental. O Janeiro Branco faz parte de uma campanha criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em 2014, para dar ênfase a necessidade de prevenção ao adoecimento emocional e ocorre no primeiro mês do ano por questões culturais e simbólicas, já que normalmente esse é um período de reflexão e momento para propor novas metas.
>Unifametro realiza parceria com Companhia de Busca com Cães para doação de sangue animal
Alguns dos sintomas que o corpo pode apresentar quando a saúde mental não está bem e requer mais cuidados são as preocupações excessivas, alterações no humor, pânico, ansiedade, baixa autoestima e problemas de sono. Dentre os fatores intimamente ligados a saúde mental e emocional estão os relacionamentos interpessoais, principalmente os amorosos. Como nem toda relação é saudável e muito menos romântica, como mostram os livros e filmes, é crescente o número de casais em relacionamentos tóxicos e abusivos.
De acordo com psicólogo e psicoterapeuta de relacionamentos,André Carneiro, a raiz desses problemas está na dependência e imaturidade emocional somadas a agressividade e possessividade por parte dos parceiros. De atitudes menores às mais severas, como agressões físicas e psicológicas, todas interferem diretamente na saúde emocional.
> Fisioterapeuta alerta para os riscos do uso de andador para bebês
“No âmbito amoroso, a busca deve ser sempre por relacionamentos emocionalmente saudáveis, em que haja apoio, compreensão e cuidado por ambas as partes. Esses são os relacionamentos que impulsionam e fazem bem a saúde da mente e, consequentemente, do corpo também”, explica André Carneiro.
Quando o relacionamento é o contrário do descrito acima, destrutivo e tóxico, buscar ajuda profissional o quanto antes deve ser a atitude mais urgente. Paralelo a terapia, alguns hábitos também devem ser cultivados, como dormir bem, alimentar-se de forma correta, adquirir um hobbie e manter bons relacionamentos.
Importante ressaltar que saúde emocional requer cuidados contínuos e não somente no primeiro mês do ano, mas em todos os outros.