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Inteligência artificial na saúde: tecnologia traz soluções para a gestão de processos farmacêuticos

A IA é mais uma aliada para auxiliar nos processos de gestão de saúde

4 de dezembro de 2023

A inteligência artificial (IA), um caminho sem volta no mundo moderno, ganha cada vez mais espaço e diversos segmentos estão se utilizando dessa tecnologia para auxiliar nos processos. A saúde é um desses nichos que tem feito a diferença na vida dos pacientes e na abordagem diária com o uso de tecnologias que ajudam na resolução das tarefas que envolvem a segurança, o cuidado e a agilidade nas gestões. Recentemente o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), concluiu um projeto piloto que usa inteligência artificial (IA) preditiva, para facilitar a gestão dos processos de análise da farmacêutica. O ISGH é responsável por administrar unidades de saúde nas cinco macrorregiões do Estado do Ceará.

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Baseado em evidências, o novo sistema irá apoiar as análises de prescrições médicas, gerando indicadores para a priorização de atendimento, assim como gerar alertas que precisam de uma análise mais profunda. Na prática, o sistema se vincula aos dados dos hospitais e indica onde estão os potenciais erros de prescrições, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar. O programa de inteligência artificial é 100% gratuito quando utilizado em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é seguir um planejamento contínuo em busca de soluções que apoiem na resolução de diagnósticos, diminuição de impacto na redução de custos e ganhos de eficiência.

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O gerente sênior do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI), do ISGH, Luidgi Machado, explica a importância da utilização da IA nos sistemas. Ele destaca que tudo é feito com base legal e seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “É importante destacar que, ao implementar soluções de IA na área da saúde, é necessário considerar questões éticas, de privacidade e segurança dos dados, além de garantir a validação clínica adequada para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados”, pontua.

A gerente da Farmácia, do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NUASF) do ISGH, Rosemeire Sousa, adianta que as expectativas para o uso da tecnologia na rotina do setor são das melhores. Entre os diferenciais, ela espera maior agilidade e segurança na análise técnica pelos farmacêuticos das prescrições médicas diárias, otimizando o gerenciamento dessas intervenções e ampliando a visão do profissional para potenciais riscos na farmacoterapia do paciente.

“O sistema também dispõe de relatórios didáticos em tempo real e está interligado ao nosso Sistema Vitae paciente. Nossa expectativa é que até o final do 1º semestre de 2024, todos os farmacêuticos das Centrais de Análises de Prescrição (CAP) e Farmácia Clínica em nossas unidades, estejam utilizando esse sistema, garantindo assim uma análise mais ampla, segura; potencializando as barreiras de segurança na cadeia medicamentosa e colaborando no cuidado multiprofissional ao paciente, junto às nossas equipes”, destaca.



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