Um novo hospital de campanha está sendo montado ao lado do Hospital Regional Norte, em Sobral, e receberá 60 novos leitos de enfermaria exclusivos para atender pacientes com a Covid-19. Todas as unidades serão construídas no hospital de campanha com recursos do Governo do Ceará.
>Vacinação: 81 municípios do Ceará podem avançar para segunda fase
Hospital de campanha
“É uma estrutura com todo padrão de hospital, com ar-condicionado, camas, farmácia, e conectada com o Hospital Regional Norte, para a gente poder aproveitar toda a estrutura local, alimentação, com a ligação do oxigênio, profissionais disponíveis, tudo para facilitar a logística de funcionamento”, explicou o governador Camilo Santana.
> Covid-19: governo federal negocia 168 milhões de doses de vacina
O diretor geral do HRN, Daniel Hardy Melo, ressalta que a nova estrutura será um reforço para o atendimento aos pacientes vítimas da Covid-19. “Esses 60 leitos de enfermaria irão incrementar o atendimento aos pacientes vítimas de Covid-19 na Região Norte, que conta com 55 municípios. É importante a contribuição da população em relação à pandemia mantendo as recomendações de isolamento social, utilização de máscaras, higienização das mãos e o respeito aos decretos municipais e estaduais que estão sendo divulgados”, explica.
Os equipamentos auxiliares de campanha contemplam leitos de enfermarias para Covid-19, e, como estão instalados em anexos ou vizinhos aos hospitais, possibilitam que a capacidade das unidades principais seja focada em atendimento para terapia intensiva. Dessa forma, as estruturas complementares podem possibilitar a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais.
Recorde de leitos
Em todo o Estado, o Governo do Ceará tem aberto diariamente leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19, e hoje já ultrapassou em mais de mil o número que tinha no pico da pandemia em 2020. Atualmente o Ceará conta com um total de 4.182 leitos exclusivos para Covid, sendo 3.023 de enfermaria e mais 1.159 leitos de UTI. “Todos temos dado nossa parcela de sacrifício nesse momento tão difícil, mas o Estado do Ceará tem procurado suprir e atender nossas cinco macrorregiões. Ninguém vai poupar qualquer esforço para atender a todos os cearenses”, apontou o Dr. Cabeto, secretário da Saúde.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN).