Câmara municipal- Período de veiculação: 04 a 31/05

Hospital Albert Sabin realiza cirurgia de redução da espasticidade

Procedimento era feito somente na rede privada de saúde

20 de outubro de 2020
cirurgia

Cirurgia tem como objetivo reduzir a condição provoca músculos rígidos devido a lesões cerebrais. Foto: Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

A diminuição de casos de Covid-19 no Estado do Ceará permitiu a volta das cirurgias eletivas. Com isso, a cirurgia para reduzir a espasticidade, distúrbio de controle muscular em decorrência de lesões cerebrais, passou a ser oferecida pelo Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. O procedimento passou a ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde agosto. Antes era realizado apenas na rede privada.

> E-book aborda sobre cérebro infantil e neurocirurgia pediátrica

A cirurgia oferecida de forma gratuita pelo SUS no Ceará representa esperança para as crianças com limitações nervosas, pois o procedimento permite mais qualidade de vida para os pacientes e família.

> Outubro Rosa: amamentar reduz risco de câncer de mama

Segundo o neurocirurgião do Hospital, Dr. Eduardo Jucá, a espasticidade pode ser causada por paralisia cerebral, traumatismo craniano ou medular ou outros transtornos que afetam o cérebro em desenvolvimento. Assim, a criança pode ficar impossibilitada de andar e causar deformidades ósseas, comprometendo coordenação motora, postura, equilíbrio do corpo e dores frequentes.

> Depressão na gestação e pós-parto exige cuidados e rede de apoio

O especialista avalia, portanto, que a disponibilidade pública da cirurgia é um fator positivo para melhorar a qualidade de vida das crianças e das famílias. “Essa realidade representa um grande avanço na vida de crianças com problemas motores, que resultam de lesão do sistema nervoso central. Sem dúvidas é uma satisfação podermos oferecer também no SUS, ao alcance de todos, esse tipo de procedimento”, afirma.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: