Fio dental
De fato, ele previne o surgimento das cáries. O seu uso correto higieniza áreas onde a escova não limpa. Ele ajuda a manter a saúde bucal e a previnir muitos problemas. A área interproximal (entre os dentes) é o local principal de atuação do fio dental. O acúmulo de placa nessas áreas pode provocar cárie e gengivite também. Com a colaboração da dentista, Mirelly Resende, de Fortaleza vamos te ajudar a entender a maneira correta de usá-lo.
>Enxaguantes bucais, melhor sem eles!
> Bicarbonato para deixar os dentes mais brancos, pode?
> Alimentos aliados da saúde bucal
Como usar?
O recomendado é enrolar aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dois dedos. Segurando entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe-o cuidadosamente ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva. Ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço do fio para cada dente a ser limpo. Para removi-lo, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Veja de forma ilustrativa como usá-lo corretamente:
Atenção!
Até as crianças precisam passar o fio dental. Isso deve acontecer desde o surgimento dos primeiros dentes. Essa prática precisa se tornar um hábito. As crianças que não usam dificilmente se tornaram adultos com esse hábito diário. E a doutora Mirelly Resende lembra, “se você não usou o fio dental hoje, você esqueceu de limpar 35% do seu dente“. Dá para acreditar?! Escovação diária é essencial e aliada com o uso correto do fio dental, sua saúde bucal estará garantida.
Serviço:
Dra. Mirelly Resende Odontologia
Harmony Medical Center
Av. Dom Luís, 1233, sala 512 – Aldeota
(85) 3181.9815 / 99615.1474