Festival Costume Saudável. Na manhã desta sexta-feira (25), 500 alunos de escolas públicas e privadas, de 7 a 9 anos, tiveram a oportunidade de participar do Projeto Escola e conheceram de perto um pouco do Festival Costume Saudável, que vai até domingo (27). Costume Saudável. Além das atividades da programação saudável, o festival ofereceu aulas e palestras voltadas para o público infantil.
Essa foi a primeira vez que o projeto fez parte do festival. Para Joana Ramalho, idealizadora do evento, a criançada precisa ter um contato maior com uma alimentação saudável para a partir disso ter boas vivências com elementos da vida saudável desde cedo.
A turminha aproveitou em primeira mão toda a estrutura do Festival. Os alunos tiveram uma vivência com direito à oficinas e degustação de alguns produtos de marcas voltadas para a vida mais saudável.
Festival Costume Saudável – Programação AQUI
A ideia é que os alunos tenham contato desde cedo com uma vida mais saudável e tenham conhecimento sobre alimentação mais saudável e práticas de exercícios físicos. Oficinas como a do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foram ministradas por nutricionistas que ensinaram as crianças a como fazer um espaguete de abobrinha com carne moída. Algumas crianças provaram pela primeira vez comidinhas feitas somente com legumes como abobrinha e cenoura. A reação? Muitas delas não acreditavam que ali só tinha legumes e adoraram a refeição.
Os alunos também puderam participar de uma oficina de horta promovida pela turma da Horta Azul. As crianças aprenderam um pouco mais sobre como plantar mudas e a importância do plantio de alimentos sem agrotóxicos. Todos os participantes da oficina receberam mudas de plantas e sementes diversas para poderem plantar em casa.
A turma da Nossa Fruta Brasil fez uma ação bastante animada com direito a palhaço, dança e degustação do lançamento do momento: mix de polpas de fruta de cajá umbu +açai+tamarindo e goiaba+tangerina.
A espaço da Indaiá era dedicado à atividades físicas e lúdicas totalmente dedicadas à criançada. Basquete, amarelinha, alongamento e circuito funcional infantil foram algumas das atividades praticadas.
Após muita animação, várias atividades físicas e oficinas, a criançada se despediu do evento e o que mais se ouviu da turminha foi “Quero de novo”. A estreia do Projeto Escola foi bom termômetro para indicar o quanto a criançada precisa estar habituada ao meio mais saudável.