R2 produtora abril 2021

Farmácias estão autorizadas a realizar até 47 exames de análises clínicas

Os exames são testes rápidos

31 de julho de 2023

A partir do dia 1º de agosto, as farmácias estão autorizadas a realizar até 47 exames de análises clínicas, entre eles testes de HIV, dengue e hepatite. Em maio deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma norma autorizando as farmácias de todo país a realizarem 47 exames de análises clínicas, a partir do dia 1º de agosto. Até então, elas só podem realizar exames de Covid-19 e glicemia. Entre os testes que serão liberados estão HIV, dengue, colesterol, malária, hepatite, entre outros.

> Câncer ósseo não é metástase óssea

De acordo com a resolução, os exames são testes rápidos, que não necessitam de envio para laboratórios, com todas as etapas sendo realizadas no estabelecimento. A medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico e reforça o papel dos laboratórios clínicos no estímulo à política de qualidade dos exames. Segundo a nota emitida pela Anvisa em maio, “foram desenvolvidos novos instrumentos e equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes”.

> Conheça os 5 benefícios do tratamento ortodôntico precoce

“Principalmente após a pandemia, as farmácias se tornaram muito mais do que pontos de venda de medicamentos. São centros de saúde, representam um importante reforço na atenção primária. E esse novo momento irá reforçar ainda mais esse papel”, reforça Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Em algumas farmácias, há consultórios farmacêuticos com espaços privativos, com total segurança e conforto, onde são feitos os exames. “Tudo que venha para facilitar o acesso da população a saúde é muito bem-vindo”, frisa Maurício.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: