PREFEITURA DO EUSÉBIO – HOME

Exercício físico e reabilitação: aliar treino com fisioterapia é estratégia para evitar lesões e acelerar a recuperação

Quem já sofreu alguma lesão muscular ou articular sabe que voltar à rotina de treinos pode ser um desafio. E, muitas vezes, o retorno apressado – ou sem o acompanhamento correto – acaba piorando o quadro. É por isso que aliar exercício físico com acompanhamento fisioterapêutico tem se tornado uma estratégia cada vez mais recomendada […]

5 de agosto de 2025

Quem já sofreu alguma lesão muscular ou articular sabe que voltar à rotina de treinos pode ser um desafio. E, muitas vezes, o retorno apressado – ou sem o acompanhamento correto – acaba piorando o quadro. É por isso que aliar exercício físico com acompanhamento fisioterapêutico tem se tornado uma estratégia cada vez mais recomendada por especialistas em saúde.

Seja para tratar dores persistentes, lesões causadas pela prática esportiva ou até mesmo complicações pós-cirúrgicas, o suporte clínico pode fazer a diferença no processo de recuperação. “A reabilitação ativa, com exercícios terapêuticos integrados ao treino, permite que a pessoa continue se movimentando com segurança, sem comprometer o progresso alcançado”, explica o fisioterapeuta Abaeté Neto, CEO da TS Health, empresa que agora também atende na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque.

A Bodytech é um exemplo que vem dando certo, ao integrar os dois propósitos – o treino e a reabilitação –, para que possam caminhar lado a lado, potencializando os resultados dos alunos. A academia passou a oferecer o serviço de reabilitação dentro do próprio ambiente de treino. O atendimento é feito por fisioterapeutas especializados e está disponível tanto para alunos como para o público em geral, com sessões de até 50 minutos – geralmente recomendadas ao menos duas vezes por semana.

Entre os casos mais atendidos estão tendinites, entorses e dores articulares. Mas o serviço também contempla problemas crônicos e lesões que surgem ou se agravam com o tempo ou condição física. “O grande diferencial é poder fazer tudo em um só lugar, sem precisar se deslocar entre clínica e academia. Isso facilita a adesão ao tratamento e reduz o risco de abandono”, destaca Abaeté Neto.

Outro ponto importante é a comunicação direta entre os fisioterapeutas e os profissionais da Bodytech. Com isso, é possível adaptar os treinos de forma personalizada, respeitando cada fase da recuperação do aluno e evitando novas lesões.

Mais do que um diferencial de estrutura, a integração entre saúde e atividade física reflete uma tendência que valoriza o cuidado contínuo e individualizado. “Para quem não quer abrir mão do bem-estar, essa pode ser uma maneira eficiente de manter o corpo em movimento — e com mais segurança”, afirma o fisioterapeuta.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: