As crianças têm acesso a internet e smartphones de última geração cada vez mais cedo. Além de utilizar a internet para fonte de pesquisa para os trabalhos escolares, alguns colégios já trabalham com tablets em sala de aula, o que facilita a familiarização das crianças com a tecnologia, por exemplo.
De acordo com a psicóloga Thaís Moraes, o excesso de tecnologia pode causar às crianças muito mais do que um simples vício. “O uso indiscriminado da tecnologia pode trazer riscos para a saúde física, mental e social das crianças. Ansiedade e agressividade são queixas comuns trazidas à psicoterapia com frequência e são evidenciadas, por exemplo, quando a criança se encontra abstinente devido à utilização freqüente de dispositivos eletrônicos”.
Segundo uma pesquisa feita em 2014 pela AVG Technologies com crianças de 3 a 5 anos de idade, 66% conseguem usar jogos de computador, 47 % sabem como usar um smartphone, mas apenas 14% conseguem amarrar os sapatos sozinha. No Brasil, os resultados mostraram que 97% das crianças entre 6 e 9 anos usam a internet e 54% têm um perfil no facebook.
Para que a tecnologia não prejudique o desenvolvimento da criança, o ideal que os pais estabeleçam consensualmente com a criança regras e horários para a utilização dos aparelhos eletrônicos. “Os aparelhos tecnológicos ganham espaço na vida crianças em desenvolvimento e, as atividades lúdicas tradicionais, que possuem um grande papel para o desenvolvimento infantil, perdem espaço. Consequentemente, as relações interpessoais, a afetividade e a disciplina são prejudicadas”, alerta a psicóloga.
> Como lidar com as cólicas em recém-nascidos
> Refluxo em recém-nascidos tem solução
> Alimentação pode influenciar na fertilidade de mulheres e homens
> Como as mulheres diagnosticadas com câncer podem manter a fertilidade?
Brincadeira de criança!
Incentive seu filho a brincar ao ar livre! Atividades como amarelinha, pega-pega e esconde-esconde promovem uma maior socialização infantil e fazem com que a criança seja mais ativa, movimente seu corpo e se desenvolva de uma maneira mais saudável.
FIQUE ALERTA!
Sinais que podem indicar que a criança está ficando viciada em tecnologia:
Quando a criança opta frequentemente por tecnologia em situações de interação com a família e amigos.
Irritação e agressividade quando fica sem celular ou aparelhos eletrônicos com internet.
Quando as atividades básicas como banho e alimentação são prejudicadas por conta do uso excessivo do celular ou computador.
Falta de interesse em atividades fora do mundo virtual