Ao contrário do que muitas pessoas acreditam as espinhas não aparecem somente na pele do rosto, mas podem surgir por diversas partes do corpo humano, trazendo desconforto e dores. “As espinhas não são nada além do que lesões cutâneas, causadas por inflamações dos folículos, que são geradas por poros bloqueados”, relata a dermatologista Fátima Tubini.
> Terapia nutricional é aliada na recuperação de pacientes no Hospital Regional Norte
Acnes quando não tratadas e sim espremidas, podem gerar manchas escuras ocasionando um incomodo maior futuramente para fazer suas remoções no local. “O ideal é não mexer ou espremer, mas realizar a limpeza correta do local e aplicar produtos indicados por dermatologistas. O tratamento pode ser oral ou por meio de ácidos”, explica Tubini, que ressalta, ainda, que cada pele é de um jeito e o tratamento deve ser feito conforme o tipo de cada uma.
> Férias escolares: confira três cuidados essenciais para ter com as crianças e evitar acidentes
Muitas vezes a localização da espinha pode indicar causas diferentes, que podem ser, por exemplo, por problemas hormonais, por bactérias e até mesmo por cosméticos. O acúmulo de acnes nas costas pode ser gerado por diversas causas. Confira algumas delas:
Alterações hormonais: durante a puberdade, menstruação, gravidez e uso de anticoncepcionais, o corpo pode passar por alterações hormonais que aumentam a produção de sebo (óleo) pelas glândulas sebáceas. Esse excesso de óleo pode obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de espinhas.
Produtos para o cabelo: condicionadores, óleos e outros produtos capilares podem entrar em contato com a pele das costas, especialmente durante o banho, e obstruir os poros. Ingredientes como silicones e óleos pesados podem ser particularmente problemáticos.
Suor excessivo: o suor pode misturar-se com bactérias e células mortas da pele, obstruindo os poros.
Atrito: o atrito causado por mochilas, roupas apertadas ou equipamentos esportivos pode irritar a pele e causar inflamação nos folículos pilosos. Isso pode aumentar a probabilidade de desenvolver espinhas nas áreas afetadas.
Estresse e ansiedade: o estresse e a ansiedade podem desencadear a produção de hormônios como o cortisol, que pode aumentar a produção de óleo pela pele. Isso pode levar ao entupimento dos poros e ao desenvolvimento de acne.
Produtos para a pele: evite o uso de cremes, loções e protetores solares que contêm ingredientes comedogênicos (que obstruem os poros).
“Para evitar as incomodáveis espinhas nas costas é necessário sempre tomar banho imediatamente após o treino, não espremer ou arrancar as acnes, lavar sempre os sutiãs após o seu uso, trocar as fronhas, lençóis, e toalhas frequentemente, evitar cuidados no corpo à base de óleo, não colocar roupas e acessórios apertados nas costas como mochila e trocar sempre de sabonete corporal caso note que o que está sendo utilizado não está fazendo efeito, além de procurar sempre a ajuda de um profissional dermatológico”, conclui.