Uma fase natural de qualquer mulher, porém a mais temida: a menopausa. Algumas acabam entrando nesse estágio da vida precocemente e o que não falta são dúvidas a respeito. Por isso, nossa equipe procurou a ginecologista Dra. Denise Vasconcelos, de Fortaleza, para respondê-las e também dar algumas dicas!
1) Muitas mulheres entram na menopausa muito novas e não estão acostumadas com essas mudanças. Existe algum problema em entrar nesse período muito nova?
2) O que pode causar a menopausa precoce?
3) Quais os sintomas da menopausa?
R- Os sintomas são fruto da falta ou diminuição dos hormônios. Inicialmente, ondas de calor; alterações de
humor; insônia; ressecamento da pele e cabelo; queda de cabelo; ressecamento vaginal. Fadiga excessiva; sintomas depressivos em mulheres que tem uma tendência à depressão –ou porque já tiveram crises antes ou porque tem histórico familiar; entre outros sintomas.
4) Existem dicas que podem reduzir esses sintomas (alguns alimentos específicos, coisas simplesque podem ser feitas em casa)?
R- Uma boa alimentação, atividade física regular podem ajudar a reduzir alterações de humor e melhorar a qualidade de vida; além de ajudar no controle da osteoporose. Alimentos à base de soja podem ajudar a diminuir sintomas de fogachos (ondas de calor), mas seu efeito é limitado.
5) Existe uma idade ideal para a mulher parar de menstruar (uma idade que não irá causar problemas a ela)?