A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou, na quinta-feira (27), as inscrições para as novas turmas de 2023 do programa Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios (Smaps).
O médico psiquiatra explica que, nesse primeiro momento, as vagas contemplam um conjunto de cinco cursos básicos assíncronos virtuais, compondo uma trilha de formação no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial para a atenção primária com foco no modelo de apoio matricial. Os trabalhadores da Saúde, enquadrados nesse perfil, podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de maio de 2023.
Ao todo, estão previstos três cursos com cargas horárias de 60 horas (Introdutório; Clínico Básico 1 – Depressão e Suicídio/Automutilação; e Clínico Básico 2 – Psicoses e Outros Problemas Importantes de Saúde Mental); e dois cursos de 80 horas de duração (Clínico Avançado 1 – Infantil; e Clínico Avançado 2 – Álcool e Substâncias).
“As formações serão facilitadas de modo totalmente on-line e assíncronas. Os participantes terão apoio da nossa plataforma virtual de aprendizagem da ESP/CE, desde videoaulas, estudos de caso, e roteiros de simulação. Queremos distribuir os materiais como se estivéssemos normatizando um processo educacional”, ressalta Tavares.
Ainda segundo o psiquiatra, a equipe pedagógica atuará prioritariamente com profissionais da atenção primária, uma vez que o foco recai no trabalho das lacunas de conhecimento em Saúde Mental dos “não especialistas”, principalmente médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Serviço:
Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps)
Inscreva-se:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeETG3XEuoxfUyavBMqw2bG6x4YbfsKRuwqZZOXBNFwOAP6Ug/viewform