Enxaqueca. A dor de cabeça é uma das queixa mai frequente no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos adultos entre 18 e 65 anos já sofreu desse problema ao longo da vida. A dor pode ser causada por diversos fatores, como tensão, medicamentos e até alimentação.
A enxaqueca é um dor de cabeça muito mais incômoda do que as cefaleias comuns. Ela provoca um dor latejante e muitas vezes é acompanhada de vista embaçada, percepção visual de pontos luminosos, sensibilidade à luz e ao som, além de náusea e vômitos.
Como identificar uma enxaqueca?
Alguns hábitos podem ajudar a evitar esse dor. A alimentação pode desencadear ou “frear” a enxaqueca. Por isso, ter uma boa alimentação é primordial par combater a esse mal. Alguns alimentos são calmantes e outros têm funções antiinflamatórias que podem minimizar essas dores.
Confira abaixo a lista dos alimentos que ajudam no combate à dor de cabeça:
– Água:
Primeiro de tudo, beba sempre muita água. A desidratação é um dos motivos mais comuns da dor de cabeça. Ingerir água saboreada com limão pode ser uma boa também. O limão tem propriedades que ajudam na saúde do corpo.
– Couve
é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, capaz de prevenir dores de cabeça. Além de ajudar no processo de cicatrização e de fixação do cálcionos dentes e ossos.
– Grãos integrais
Por conter magnésio, um mineral que ajuda no combater a dor de cabeça causada pela TPM, os cereais são muito importantes na lamentação. Outras fontes de magnésio são as castanhas e sementes.
– Azeite:
tem propriedades que ajudam na circulação, ajudando a reduzir a inflamação e equilibrar os hormônios.
– Banana
Possui grande quantidade de magnésio e triptofano, um aminoácido super importante para o sono e o bom humor. Além disso, a fruta atua na modulação da serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.
– Salmão:
Por ser rico em Ômega 3, tem propriedades que inibem a inflamação cerebral.
– Ervilha
Rica em vitaminas do complexo B (principalmente B2, B5 e B9) e ainda é rica em cálcio e em ferro.
– Gengibre
contém propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Pode ser consumida em forma de chá.
EVITE!
– Alimentos processados e industrializados
– café em excesso
– álcool
– comidas com muitos corantes