Os enxaguantes bucais são facilmente encontrados nas prateleiras de farmácias e da seção de higiene pessoal dos supermercados.
Prometem matar germes e bactérias e até deixar o sorriso mais branco. Mas só prometem, mesmo! A dentista Mirelly Resende, de Fortaleza, revela que “o efeito deles contra bactérias não é comprovado”.
Eles apenas melhoram o hálito, dando uma sensação de frescor, mas que dura pouco tempo. Há ainda um problema em relação aos enxaguantes que estão no mercado: muitos contêm álcool.
Segundo a dentista, o álcool corrói a camada superficial, causando erosão dos dentes e da mucosa. “O efeito contra bactérias só é comprovado nos enxaguantes à base de clorexidina, que são prescritos pelos dentistas em pré e pós-operatórios”, esclarece Mirelly.
Apesar disso, não é recomendado seu uso diário, pois amarelam os dentes. “O uso prolongado deles traz risco de perda da percepção de sabores”, alerta a dentista.
Prevenção
A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar da saúde bucal. O uso do fio dental seguido de uma boa escovação são fundamentais para a preservação de uma boca saudável.
Um método muito interessante que vêm sendo usado nos consultórios odontológicos é o evidenciador de placa.
Na forma de comprimido mastigável ou líquido, esse produto “é um pigmento que funciona como um artifício para destacar a presença da placa bacteriana no dente do paciente”, afirma Mirelly.
Esse produto tem caráter educativo, pois é com ele que o profissional pode orientar os pais (e também as crianças) sobre a escovação correta: os movimentos, as áreas a serem limpas.
As manchas mais claras são de placas novas, e as mais escuras são as placas antigas. Com uma boa escovação, todas as manchas somem. “Amo esse aliado na orientação de higiene para crianças e pais”, conclui a dentista.
Serviço:
Mirelly Resende Odontologia
Harmony Medical Center, Av, Dom Luís, 1233, sala 2203
Contato: (85) 96151474