[CMFOR] PORTAL SAÚDE FORTALEZA | BANNER NOVEMBRO AZUL

Doação de Órgãos: Ceará é o estado do Nordeste com menor porcentagem de recusa

O Sistema Único de Saúde (SUS) aderiu ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos.

27 de setembro de 2017
Doação de órgãos

Em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, Setembro Verde é o mês de conscientização sobre doação de órgãos.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado em 27 de setembro. A data visa conscientizar sobre a importância da doação. Pela legislação brasileira, a retirada de órgãos e tecidos de pessoas mortas só pode acontecer após a autorização dos familiares, portanto é fundamental informar a família sobre a intenção de ser doador.

>Ceará é o pioneiro na doação de sangue raro para outro país
>Hospital Universitário Walter Cantídio realiza atendimento em domicílio
>Segundo pesquisa, carboidrato é pior para o coração do que gordura

Como parte das ações de divulgação e conscientização sobre o assunto, o Instituto Doutor José Frota (IJF) promoveu nesta quarta-feira (27/09) a sexta edição do Encontro das Famílias Doadoras do IJF, em parceira com a Prefeitura de Fortaleza.

Ação do IJF

Em alusão a data especial, o Sistema Único de Saúde (SUS) aderiu ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos. Nesse período o IJF promove atividades como palestras em unidades de saúde, empresas, instituições de ensino e organizações sociais, além da 6ª Edição do Encontro das Famílias Doadoras.

O evento celebra a vida e reune os envolvidos no processo de transplante, como pais, mães e filhos de doadores, pacientes transplantados, profissionais e representantes de instituições. A cerimônia é importante para a divulgação e reflexão sobre as etapas do protocolo de transplante, nos âmbitos técnico e humano.

Dados de doação de órgãos no Ceará

De acordo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Ceará é o estado do Nordeste com menor porcentagem de recusa de doação de órgãos. A pesquisa, realizada entre janeiro e junho de 2017, mostra que 41% das famílias cearenses recusaram a doação de órgãos de seus parentes nesse período. A taxa de doadores efetivos de órgãos no estado (20,7 doadores a cada um milhão) é mais alta do que a nacional (14,6 a cada milhão de habitantes).

Instituto Doutor José Frota

O IJF é referência no processo de busca ativa por potenciais doadores e de acolhimento das famílias. O índice de aceitação é de 75% nas entrevistas realizadas (quando é comunicada às famílias sobre a possibilidade da doação), sendo a média nacional de 54%. O serviço tem tido impacto na redução das filas por transplante do Ceará.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: