Câmara Municipal de Fortaleza- Campanha Camara 10 de maio 2022

Dia Mundial de Doação de Leite materno: saiba onde doar

Leite materno significa alimento e proteção para os bebês

19 de maio de 2022

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), reforça a importância do gesto e do estímulo ao aleitamento materno. A campanha nacional deste ano, denominada “Gotas de amor para um mundo melhor” incentiva a solidariedade por meio da prática. A alimentação exclusiva com leite materno pode diminuir pela metade o tempo de internação de bebês em unidades hospitalares.

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), 60 doadoras mantêm o estoque do alimento. O equipamento possui o Banco de Leite Humano (BLH) de referência no Estado, atendendo voluntárias 24h por dia, todos os dias da semana. “O insumo doado é usado nos hospitais para nutrir bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Qualquer quantidade doada é importante. Um pote de 150 ml pode alimentar até dez bebês por dia”, detalha a enfermeira Andréa Quintela.

> ANS inclui opções de quimioterapia oral em seu rol de procedimentos

Doação de leite muda vidas

Há três meses, quando a filha da nutricionista Ana Carolina da Cunha Bessa, 26, nasceu prematuramente, a jovem buscou informações sobre o BLH. Logo depois, tornou-se doadora. “Foi o meu instinto de mãe. Minha filha nasceu com 26 semanas e não conseguia amamentar. Doar é uma forma de prolongar e estimular a amamentação da minha pequena e, agora, para outros bebês”.

Semanalmente, uma equipe do HGCC vai até a casa de Bessa, no bairro Sapiranga, em Fortaleza. “Eles entram em contato, perguntam quantos potes tenho, quantos eu quero. Toda quarta-feira, que é o dia da minha rota, eles passam aqui e pegam”, detalha.
O conteúdo é recebido no BLH e passa por um rigoroso processo de controle de qualidade.

> Espaço terapêutico é inaugurado no Porto das Dunas

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), localizado no bairro Messejana, também funciona como um posto de coleta de leite humano.

Com informações da Assessoria do Hospital Regional Norte (HRN).

Serviço:

Posto de coleta do HGWA, em Fortaleza
Contato: (85) 3216-8325 e 3216-8345

Banco de Leite do HRN, em Sobral
Contato: (88) 3677-9467
WhatsApp: (88) 8883-4079

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: