Neste 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem. Zelar pelos pacientes e garantir o bem-estar deles, administrar medicamentos, realizar procedimentos e acionar equipe multiprofissional são algumas atribuições deste profissional tão importante para a população. Também fazem parte funções dos enfermeiros as consultas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, prevenção ginecológica e visitas domiciliares.
Em Caucaia, de janeiro a abril de 2023, foram registrados 216.535 serviços prestados aos caucaienses. Somente na Atenção Primária à Saúde, foram 55.346 atendimentos, e 47.958 procedimentos de enfermagem nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde).
Já no hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, o número de atendimentos de emergência foi de 101.013, nos primeiros quatro meses do ano. No Hospital Maternidade Santa Terezinha, os registros somam 12.278.
Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), ressalta a importância da categoria.
“Toda a equipe de enfermagem de Caucaia está de parabéns não só pelo dia de hoje, mas por todo o comprometimento e cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, garantindo o conforto e a qualidade do serviço”, afirma.
Os enfermeiros das UAPSs também executam as ações de assistência integral à criança, mulher, adolescente, adulto e idoso e supervisionam o trabalho e a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
“Desde criança, eu já brincava de ser enfermeira e isso a cada dia foi sendo alimentado em meus sonhos e projetos. Hoje, como enfermeira há 8 anos gosto do servir, ajudar e ser bem resolutiva na minha profissão, além de ser gratificante quando recebemos um retorno positivo de nossos pacientes! E na APS atualmente me redescobri com a preceptoria, onde acolhemos os alunos e podemos criar as possibilidades para sua construção”, celebra Nayara Almeida, enfermeira da UAPS Francisco Paulo Pontes.