Hoje, 7 de outubro, é celebrado o Dia do Sorriso. A data entrou para as datas comemorativas em 1999, a pedido do designer Harvey Ball, criador do ícone gráfico 🙂conhecido mundialmente como Smiley. Harvey criou um fundo de caridade sem fins lucrativos, o World Smile Foundation, que licencia Smiley utilizando o slogan “Faça um ato de bondade: ajude uma pessoa a sorrir”.
> Campanha contra Poliomielite e Multivacinação continua em Fortaleza
A odontopediatra Grace Teles reforça a importância de hábitos simples que fazem toda diferença na hora de cuidar do sorriso. “Faça uma higienização correta da boca após cada refeição, utilize creme dental e fio dental, escove a língua para não deixar resíduos de alimentos, enxágue bem a boca, troque a escova de dente assim que as cerdas estiverem deformadas, lave as cerdas com sabão e visite regularmente o seu dentista. Não deixe para procurar o dentista somente quando já existe um problema”, recomenda.
> Bursite no quadril: doença atinge 15% das mulheres em qualquer idade
Sorriso das crianças
A primeira consulta com o odontopediatra deve ocorrer antes mesmo do nascimento dos dentes de leite.
“A consulta com o odontopediatra deve ocorrer em idades precoces, pois o monitoramento da forma dos arcos, assim como intervenções adequadas às tenras idades, colaboram para um crescimento facial harmônico. A avaliação nessas fases se fundamenta em adequar a cavidade oral para a realização correta e equilibrada das funções orais”, explica a profissional.
A dentista pontua que higienização correta da boca dos bebês deve ser iniciada após o quarto mês de vida. “Utilize uma gaze ou uma fralda de pano limpa e seca para a higienização da boca do bebê. Enrole no dedo indicador, molhe em água filtrada e passe em toda cavidade bucal”, explica a Dra. Grace Teles. “Os cuidados seguem no período da introdução alimentar e aumentam após o nascimento do primeiro dente. Existem no mercado escovas e pastas adequadas para cada fase de vida que devem ser utilizadas”, destaca a profissional.