As frutas, verduras, legumes e grãos possuem vitaminas, minerais e fibras, nutrientes que contribuem para a manutenção de uma alimentação saudável. Por isso, a busca pela culinária vegetariana e vegana tem crescido cada vez mais, seja pela prática de não comer carnes ou apenas para melhorar a qualidade de vida. Você já deve ter escutado por ai, os termos vegetariano e vegano, e deve saber como a maioria que estão ligados às pessoas que não comem carne. Mas calma, não é só isso! E mais, os dois termos são bem diferentes. Vamos lá entender?!
Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe. Já o vegano exclui todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes. É ainda contra todo o tipo de exploração animal (touradas, circos com animais, jardins zoológicos, pesca, caça, etc) e boicota produtos testados em animais. Ficou clara a diferença agora?! Não?! Então segue na leitura, que a gente vai te dar mais detalhes.
O vegetarianismo não é uma prática alimentar motivada apenas por questões éticas, mas também de saúde ou religiosa. O vegetariano não se alimenta de carne mas continua consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Quando a motivação é ética, sua prática é menos radical, abrindo espaço para leite, ovos e derivados. A preocupação com a saúde e questões religiosas também são razões pelas quais as pessoas se tornam vegetarianas. Algumas doenças podem ser evitadas ou minimizadas com uma alimentação sem carne. Sem dúvida é uma opção saudável e benéfica ao organismo. Já no quesito religião, o principal argumento é o da compaixão pelos seres em geral, e a postura contra o derramamento de sangue de qualquer espécie, pois este potencializaria o sofrimento no mundo. Em geral, os vegetarianos possuem uma postura menos radical, podendo ser, inclusive, um processo de transição para o veganismo. Muitos veganos foram antes vegetarianos!
Já o veganismo não é só uma opção alimentar, mas uma postura ética diante do sofrimento e da exploração em relação aos animais. No período inicial não podemos negar que a prática do veganismo vem carregada de sacrifícios e vontades negadas. Já que desde crianças somos acostumados a comer carne e alimentos que contém leite e ovos. Romper com estes hábitos arraigados é um ato quase heróico. Principalmente, em ocasiões sociais, onde a oferta de alimentos derivados de animais é abundante. Mas com o tempo, aprendendo receitas e provando da variedade da alimentação vegana, tudo se torna mais fácil.
Mas se você é do tipo que não deseja mesmo largar seu instinto carnívoro, mas quer dar um “Up saudável” na sua dieta. Que tal tentar incluir algumas receitas do cardápio vegano na sua rotina?! Você pode mesclar os pratos, adaptar algumas receitas que já tem o costume de fazer, e assim, ganhar um repertório culinário mais amplo e cheio de
qualidade e sabor. Segundo a Associação Americana Dietética e de Nutricionistas do Canadá, as dietas vegetarianas/veganas bem planeadas são adequadas a todos os ciclos de vida, incluindo a gravidez e a amamentação, satisfazendo as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes e promovendo o crescimento normal.
Ficou interessado no assunto? Quer participar de um curso incrível de Padaria Funcional Vegana, aqui em Fortaleza, e já aprender receitas para incorporar na suadieta?! Então aproveita que dia 29/05, a Chef Cris Gutierrez vai ministrar um que já foi provado e aprovado pela nossa equipe. Corre que as vagas são limitadas! Para saber mais é só clicar aqui.