Pacientes da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), são assistidos por profissionais da unidade e por cuidadores escolhidos pela pessoa internada ou por seu núcleo familiar. Por isso, todos os envolvidos na assistência devem ser capacitados, principalmente quando o paciente necessita de dispositivos como ventiladores mecânicos.
> Em Caucaia, hospital e UPAs aplicam protocolo de dor torácica para diagnóstico em até dez minutos
O aparelho é uma tecnologia indicada para quem tem insuficiência respiratória ou diante de condições clínicas que exigem uso de suporte na respiração. Sete pacientes utilizam o equipamento na unidade, incluindo aqueles com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e outras doenças neuromusculares.
> Médico explica a associação entre infertilidade e câncer de próstata
Durante a integração de profissionais de saúde e cuidadores, estes passam por um treinamento com foco na manutenção e no funcionamento de ventiladores mecânicos.
“Assim como a equipe assistencial, os cuidadores recebem essa capacitação, já que eles monitoram o paciente durante 24 horas. Além dos treinamentos, temos o projeto ‘Papo Ventilado’, cujo objetivo é promover rodas de conversa com pacientes e cuidadores sobre ventilação mecânica”, diz a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.
A qualificação de cuidadores busca prepará-los para continuar o tratamento com o paciente em casa, após alta. “Esse suporte é fundamental para uma boa manutenção da troca gasosa pulmonar e para alcançar bons resultados na recuperação do paciente”, acrescenta Marques.